HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
194 - Mudança de Nome, Gn. 17
 

“E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome...” (v. 5).

Introdução

Abrão significa "pai exaltado" e Abraão, “pai de uma multidão”, uma referência à promessa de Deus de fazer dele uma grande nação. O compromisso do Senhor era referendado com Abrão. Seu nome mudara. Um milagre iria acontecer. Sua esposa era estéril e ele seria pai de uma multidão. Todas as coisas que são impossíveis aos homens são possíveis para Deus. Deus opera maravilhas, pois grande é o Seu poder.

Desenvolvimento

“E não se chamará mais o teu nome Abrão...”. O Senhor mudava o nome de Abrão e confirmava Sua promessa e Seus propósitos com ele. Deus é fiel. Cuidava de Abrão com carinho. O que Deus fala, jamais cai por terra. “E estabelecerei a meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações...” (Gn. 17:7a).

“... mas Abraão será o teu nome...”. Pai de uma multidão. Certamente ele não podia avaliar a extensão do que o Senhor estava começando a fazer. Somos descendentes de Abraão. Por adoção, herdeiros do mesmo pacto. “... por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus, e à tua semente depois de ti” (Gn. 17:7b).

“... porque por pai da multidão de nações te tenho posto”. Se Abraão é o pai, nós somos os seus filhos (servos do Senhor que foram alcançados pela promessa feita a Abraão). “E te darei a ti e à tua semente depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus” (Gn. 17:8).

“E te farei frutificar grandissimamente...”. Somos resultados da bênção de Deus para Abraão, do poder de Deus, na infinidade dos frutos gerados, do cumprimento profético, duma grande salvação. “Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás o meu concerto, tu, e a tua semente depois de ti, nas suas gerações” (Gn. 17:9).

“... e de ti farei nações...”. Em Abraão, efetivou toda a descendência das nações da terra, que em todos os aspectos prosperaram. Pois, com certeza, a bênção de Deus enriquece. Deus é muito bom. “Este é o meu concerto, que guardareis entre mim e vós, e a tua semente depois de ti: Que todo o macho será circuncidado” (Gn. 17:10).

Conclusão

Ao ter seu nome mudado, o Pai de uma multidão, andando por fé, sabia da grande promessa do Senhor para sua família e toda a sua descendência. Tornou-se exemplo de como se vive para Deus, cujos fundamentos são obediência e fé; que são valores imprescindíveis para os servos do tempo do breve. Servimos ao Deus de Abraão. Sua vida nos inspira a perseverar, enfrentando na fé grandes provas do tempo do fim.

“... e reis sairão de ti” (Gn. 17:6).