HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
186 - O Altar de Hebrom, Gn. 13
 

186 – O Altar de Hebrom, Gn. 13

“... e edificou ali um altar ao Senhor” (v. 18).

Introdução

Após a separação de seu sobrinho Ló, Abraão novamente recebeu do Senhor a promessa da terra. Logo depois disto ele se mudou para Hebron, construindo sua tenda sob os carvalhos de Manre, e erguendo ao lado o terceiro altar, em Hebron, que significa unido, para adoração ao Senhor. Dava bom testemunho. Era honrado pelas nações vizinhas como um líder eficiente, príncipe influente, poderoso e sábio.

Desenvolvimento

“E Abrão mudou as suas tendas...”. Era uma habitação temporária, provisória, feita de pelos de cabra. Representava expressão de genuína fé e esperança. Ele não andava por vista. “Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado” (I Re. 18:30).

“... e foi...”. Em suas peregrinações Abrão esperava alcançar  a cidade que tem fundamentos, do qual o artífice e construtor é Deus. Sua jornada seria por fé.  ”Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: O Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel...” (I Re. 18:36a).

“... e habitou nos carvalhais de Manre...”. Ao peregrinar pela terra, Abrão nos dá o exemplo que nossa morada permanente não é aqui, mas na Jerusalém celestial, aonde breve chegaremos. “... manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas... “(I Re. 18:36b).

“... que estão junto a Hebrom...”.  Significa unido. Cidade dos sacerdotes e de refúgio. Lugar da comunhão. Davi reinou ali sete anos. Nos dias de hoje chama-se “El Kalil”, amigo de Deus. “Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração” (I Re. 18:37).

“... e edificou ali um altar ao Senhor”. Lugar onde Abrão comunicava com Deus. No altar a glória de Deus se manifesta. Edificar o altar ao Senhor é renovar, todos os dias, a nossa comunhão com Deus pela vida de oração e adoração. “Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó...” (I Re. 18:38a).

Conclusão

Vida simples, humilde, obediente, zeloso, nobreza de caráter e de bom testemunho, Abrão tinha o coração cheio de fé e imutável convicções. Era sábio em diplomacia, corajoso e de extrema habilidade para solução de conflitos. Sua fidelidade para com Deus era permanente, enquanto sua beneficência inspirava dedicação, confiança e amizade e sua grandeza de princípios impunha adoração diária e honra ao Senhor.

“... e ainda lambeu a água que estava no rêgo” (I Re. 18:38b).