HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
185 - Saí Depressa, Lc. 14
 

“... Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Saí depressa...” (v.21).

Introdução

Parábola da grande ceia. Um certo homem fez uma grande ceia. Convidou a muitos. E mandou seu servo dizer aos convidados: “Vinde, que já tudo está preparado” (v. 17). Vieram as desculpas. O primeiro disse: “Comprei um campo, e importa ir vê-lo” (v. 18). Campo dos seus interesses. Mundo. Flerte. Vou ver. A cobiça dos olhos.

O outro disse: “Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los” (v. 19). Bois. Mundo. Carne. Namoro. Experimentou. Provou. E o outro disse; “Casei, portanto não posso ir” (v. 20). Casamento. União. Ajuntou. Educadamente rejeitou. Pérgamo. Casamento pervertido. Constantino. Unir. Morre a fé e nascem os objetivos carnais.

Desenvolvimento

“E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor...“. O servo trouxe ao seu senhor as desculpas dos convidados. O mundo tem rejeitado o convite que o Espírito Santo faz nesta última hora. Escusas. Desculpas evasivas. Rejeição. Mundo e seus interesses. A ênfase para o material. Apego aos valores carnais, para esta vida.

“...Então o pai de família, indignado...”. Toda a indignação do pai de família. Como compreender a rejeição? Insensibilidade com as coisas celestiais. Como nos dias de Noé, os homens estão despercebidos. E ignoram o momento urgente que vivemos. Não sabem. A igreja preparada está. Ela aguarda ansiosamente. O noivo logo virá!

“... disse ao seu servo: Saí depressa pelas ruas e bairros da cidade...”. Agora é a hora da pressa. Como na saída do Egito. Comer o Cordeiro. Assado no fogo. Cabeça, pés, fressura. “Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na  mão; e o comereis apressadamente...” (Ex. 12:11).   

“... e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos”. O Senhor tem pressa em alcançar os necessitados, como nós. Os pobres (não tem herança). Os aleijados (só andam carregados). Os mancos (não andam no caminho reto). Os cegos (não podem enxergar o caminho). Os que se julgam melhores, rejeitam. Mas a festa está pronta!

Conclusão

O servo disse ao pai de família: “Feito está como mandaste; e ainda há lugar” (v. 22). A ordem fora cumprida. Ainda havia lugar. A porta da graça não se fechou. Muitos são chamados nesta última hora. A igreja fiel se empenha em sua missão. Precisamos nos apressar. O grande dia vai raiar. Estaremos com o Senhor na glória!

Disse o senhor ao seu servo: “Saí pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha” (v. 23). Os lugares mais difíceis. Todo o empenho nesta hora decisiva. Forçar a entrar. A igreja fiel não pode fugir da sua responsabilidade. Não podemos falhar. Dias finais. “E correndo Filipe...” (At. 8:30). Apressemo-nos!

“... nenhum daqueles varões que foram convidados provará a minha ceia” (Lc. 14:24).