HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
184 - Separação de Ló, parte 2, Gn. 13
 

“... Habitou Abrão na terra de Canaã...” (v. 12).

Introdução

Abrão e Ló se separam numa condição pacífica. Cada um deveria escolher seu próprio caminho. Ló optou por aquilo que parecia ser melhor aos seus olhos. Ele não buscou ao Senhor para tomar sua decisão. Também não honrou seu tio, deixando que ele escolhesse primeiro. Seduzido pela aparência, escolheu sem consultar a Deus. Parecia ter ficado com a melhor parte. Mas o futuro iria mostrar o contrário.

Desenvolvimento

“... Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão...”. Ló fez a escolha da aparência. Não honrou seu tio, permitindo que ele escolhesse primeiro. Não observou o mais importante; não buscou em consultar ao Senhor. “... Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor” (Gn. 13:13).

“... e partiu Ló para o oriente...”. Ló partiu para o oriente, para a planície do Jordão, com seu solo rico e abundante provisão de água. Parecia aparentemente ser o melhor. A terra, no entanto, estava poluída pela maldade. “... E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos...” (Gn. 13:14a).

“... e apartaram-se um do outro”. Abrão e Ló se apartaram um do outro. Cada um seguiria seu caminho. O Senhor queria trabalhar particularmente na vida de Abrão. Nada poderia atrapalhar, nem mesmo a parentela. “... e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente” (Gn. 13:14b).

“... Habitou Abrão na terra de Canaã...”. Ele veio àqueles planaltos, com bosques de oliveiras e vinhedos, com campos de cereais, e as vastas pastagens das colinas. Morou ali numa vida simples, deixando para Ló o perigoso vale de Sodoma. “Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência...” (Gn. 13:15).

“... e Ló habitou nas cidades da campina...”. A região era fértil, de igual beleza e produtividade das planícies ricas do Nilo, donde vieram. Havia também cidades com um comércio ativo e concorridos mercados. Ló não previu os terríveis resultados daquela escolha. “E farei a tua descendência como o pó da terra...” (Gn. 13:16a).

Conclusão

Escolhas feitas pela aparência podem causar males e danos. Antes de tomar qualquer decisão, devemos orar e consultar ao Senhor. Precisamos do bom conselho, pois o Senhor conhece aquilo que realmente melhor nos convém. Temos duas opções: Agradar a Deus, escolhendo aquilo que Ele tem de melhor para nossas vidas ou agradar a nós mesmos, e escolher aquilo que achamos ser ótimo para nós.

“... e armou as suas tendas até Sodoma” (Gn. 13:12c).