HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
183 - Formosa, Brilhante e Formidável, Ct. 6
 

“Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua...” (v.10).

Introdução

O livro de Cantares fala das profecias no Velho Testamento. Foi escrito pelo rei Salomão, 1000 anos antes de Jesus. Narra a história de um grande amor. A autoria é do Espírito Santo. Só do Espírito Santo pode vir a maior e mais perfeita adoração, o maior louvor. E, à igreja fiel, é o período do princípio das dores, a pré-tribulação.

É a revelação do desejo do noivo amado de estar perto da Sua noiva, porque só o Espírito conhece os mistérios do amor de Deus pela igreja. Jesus é o noivo e a igreja, sua noiva imaculada, remida pelo Seu precioso Sangue. A igreja não se satisfaz em somente ouvir falar do amor do Pai. Ela quer o que sai do Seu interior; da Sua boca.

Desenvolvimento

“Quem é esta que aparece como a alva do dia...“. É a transição do momento, pois a igreja já contemplou a aurora do dia eternal; e agora reina com o Seu Senhor no milênio e por toda a eternidade. Ela não tem mais limitações de tempo, dia, tarde, noite. Cristo é a sua luz; ela não necessita de sol; o Cordeiro é a sua lâmpada.

“...formosa como a lua...”. A igreja fiel tem beleza de forma. Toda orientação vem do Espírito Santo. Ele tem o governo. Tudo está sob a gerência e diretriz do Espírito Santo. O brilho da lua é reflexo do sol. Como os planetas, ela não tem luz própria. A igreja reflete a revelação de Jesus. Ao se olhar para a igreja vê-se a pessoa de Jesus.

“... brilhante como o sol...”. Brilhante. Exuberante. Luminosidade. Quantidade de energia que um corpo irradia. Excepcional. Precioso. O sol é a estrela principal. Tipo de Jesus. O centro da Bíblia. “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreenderam” (Jo. 1:4-5).

“... formidável como um exército com bandeiras?”. Admirável. Grandiosa. Colossal. Exuberante. Notável. Exército. A Igreja Fiel. Servos em prontidão. Uma organização. Corporação. Força armada. Deserto. Guerra contra Amaleque. Moisés. Edificou o altar. Chamou o seu nome Jeová Nissi (heb). O Senhor é a minha bandeira (vitória).

Conclusão

Quem é esta que aparece como a alva do dia é o surgimento da igreja no dia eternal. O novo dia raiou e a igreja tabernacula com o Senhor na eternidade. O Senhor a vê formosa. Como a lua. Tipologia dos servos; dos que amam a Jesus. A lua não tem luz própria. Ele reflete a luz de Jesus. Revelação do Senhor Jesus. Segredo desvendado.  

Brilhante como o sol. Jesus é o sol da justiça que nos revelou a Sua grande salvação. Entre todas as ameaças à sobrevivência da terra, uma hipótese foge completamente ao controle humano: a de desaparecimento do sol. Sem o Sol, a Terra não seria mais do que uma bola gelada. Sem Jesus, é só frieza! Ele é o caminho, a verdade e a vida.

“Antes de eu o sentir, me pôs a minha alma nos carros do meu povo excelente” (Ct. 6:12).