HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
181 - Sujeição, Resistência e Vitória, Tg. 4
 

“Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (v.7).

Introdução


A luta da igreja não é contra a carne nem o sangue. Nós lutamos contra toda a sorte de oposição. Mas, submissos a Deus, temos a vitória garantida. O servo do Senhor vive deste principio. Sempre pronto a atender e obedecer às suas orientações. A nossa sobrevivência depende disto. “Humilhai-vos perante o Senhor...” (Tg. 4:10).

A palavra de ordem é resistência. Resistir ao dia mau. Resistir ao tentador, ao acusador dos irmãos. Resistir ao diabo. O Espírito Santo nos ajuda. É ele quem intercede por nós com gemidos inexprimíveis. “Porque já o mistério da injustiça opera: somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado” (II Ts. 2:7).

Desenvolvimento

“Sujeitai-vos pois a Deus...”. Quando nos submetemos ao Senhor, tornamo-nos agradáveis aos Seus olhos. Sujeitamo-nos ao Seu governo e diretriz, que nos traz saúde espiritual. A obediência é um dos princípios básicos da obra de Deus. Ele não requer de nós algo que não podemos atender. O jugo de Jesus é suave, e Seu fardo é leve. “... todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles...” (Rm. 8:28).

“...resisti ao diabo...”. Submissos e capacitados por Deus, podemos resistir ao diabo. Os meios de graça são os recursos para combatê-lo. Devemos estar atentos para discernir seus ataques; suas investidas. Jejum, oração, madrugada, o louvor e a Palavra são armas indispensáveis ao combate. A longa guerra está travada. A ajuda do Espírito Santo é indispensável. A Sua companhia nos habilita para grande vitória.

“...e ele fugirá de vós”. A morte dos primogênitos do Egito. Juízo e choro. Sinal para os filhos de Israel. A marca do sangue. “E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito” (Ex. 12:13). Aconteceu à meia noite. Sinal para a igreja do tempo do breve. Momento da saída. Vamos partir!

Conclusão

A igreja fiel vive vigilante. “A noite é passada, e o dia é chegado...” (Rm. 13:12a). Os dias se abreviam. Resistimos bravamente aos dias maus. Todas as profecias se cumpriram. Tudo está preparado. Vai alta a noite. O mundo, dormente, não sabe. O novo dia vai raiar. Logo estaremos na glória com o Senhor. Ansiamos este momento.

Fugimos de tudo o que nocivo à fé e à sã doutrina. “... Rejeitemos pois as obras das trevas, e  vistamo-nos das armas da luz” (Rm. 13:12b). Em comunhão com o Senhor, buscamos as coisas que são de cima. A despeito dos ataques e oposições, vigiamos e oramos. E temos ciência de que o melhor está por vir. Jesus está às portas. Ele vem!

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos...” (Tg. 4:8).