HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
180 - A Volta do Egito, Gn. 13
 

180 – A Volta do Egito, Gn. 13

“E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos...” (v. 6).

Introdução

Por haver fome na terra de Canaã, Abrão desceu ao Egito por sua própria iniciativa. Ele não buscou orientação do Senhor. Após passar algumas dificuldades no Egito, retorna à Canãa, passa por Betel, no lugar que dantes tinha feito um altar, e, ali, invocou o nome do Senhor. A terra não comportava o rebanho de Abrão e Ló. Eles se separariam. Assim, Abrão atenderia a orientação do Senhor de deixar a parentela.

Desenvolvimento

“E fez as suas jornadas do sul até Betel...”. Abrão retoma o programa de Deus para a sua vida. Ele voltava para Betel, a casa de Deus. O Senhor trabalhava em seu favor. “E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito...” (Mt. 2:20a).

“E também Ló, que ia com Abrão...”. Seu sobrinho estava na sua companhia. Mais uma pendência a ser sanada. O Senhor tomaria providências para separá-los. Pois, havia um propósito especial do Senhor na vida de Abrão. “... e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar” (Mt. 2:20b).

“... tinha rebanhos, e vacas, e tendas”. Abrão e Ló haviam prosperado. Fruto da bênção de Deus. O Senhor é benigno com os Seus servos. Nosso crescimento é resultado da boa mão do Senhor conosco. Deus tem prazer em nos ajudar. “... mas avisado em sonhos, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia” (Mt. 2:22).

“E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos...”. Não tinham mais condições de estarem juntos. Abrão e Ló necessitavam de mais espaço para os seus rebanhos, que haviam crescido. Por amor de Abrão, o Senhor também fez com que Ló prosperasse. “E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré...” (Mt. 2:23a).

“... porque a sua fazenda era muita...”. O Senhor havia abençoado Abrão e seu sobrinho abundantemente. Deus queria um nível de relacionamento estreito com Abrão. Ele entenderia. E, assim, o plano de Deus seguiria seu curso. “... para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno” (Mt. 2:23b).

Conclusão

Ao retornar do Egito para a terra de Canaã, Abrão retoma o curso do plano de Deus para a sua vida. Junto com Ló, ele havia prosperado materialmente. Resultado da bênção o Senhor para as suas vidas. Coisas maiores estavam por vir. Abrão se separaria de Ló por uma intervenção do Senhor. Propósitos específicos de Deus para Abrão. Andaria com Deus pela fé e em obediência. Seria aperfeiçoado pelo Senhor.

“... de maneira que não podiam habitar juntos” (Gn. 13:6c).