HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
179 - Insensatez e Loucura, Lc. 12
 

“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite pedirão a tua alma...” (v.20).

Introdução

Parábola do rico insensato. Solicitude da vida. O Senhor o chama de louco. Insano. Loucura. Colocar o coração nos bens materiais que possui. Desequilíbrio. Falta de propósitos. Inconsequência. Anormalidade. Distúrbio. Enfermidade. Fausto. Material governando o espiritual. “... Serias tu para mim como ilusório ribeiro...” (Jr. 15:18).

Alma. “Sede do Deus vivo” (Sl. 42:2). Eterna. Não vai morrer. Gozo ou perdição eterna. Depósito. Muitos bens. Muitos anos. Celeiros maiores para recolher os bens e as novidades. Descansa (Jesus nosso shabat). Come (Alimento, a palavra revelada, Pai). Bebe (Vinho. Alegria do Espírito Santo). Folga (Carreira concluída. Servo. A fé).  

Desenvolvimento

“Mas Deus lhe disse: Louco...“. Loucura. Apego material. Judeu. A riqueza material equivale à riqueza espiritual. A mentalidade do cristianismo de hoje. Modernidade.  Suntuosidade. As construções monumentais. Filosofia. Teologia. Enfatiza como Deus deve se comportar. Riqueza. Cultura. Bens materiais. Ouro. Fausto. Dinheiro. Poder.

“... esta noite te pedirão a tua alma...”. Esta noite. O tempo do breve. Sentido profético. Aqui e agora. Hoje. Escuridão. Densas trevas. Ausência de luz. Mundo. Perturbação. Loucura. Valores. Pedirão a tua alma. Estás pronto? O mundo, alheio, ignora o momento profético. Diz: “Jesus tarda em vir! Demora ainda”. Ele não tarda.

“... e o que tens preparado...”. O preparo. Nossa condição diante de Deus. Como nos apresentaremos diante da Sua santidade. O tempo abrevia. Os dias se findam. A igreja fiel preparada está. Os crentes sem compromisso vivem envolvidos com o mundo e tudo que ele produz; não levam a sério os instantes decisivos que vivemos.   

“... para quem serás?”. Todos nós nos apresentaremos diante de Deus. Prestaremos conta do modo que vivemos neste mundo. Todas as nossas atitudes responderão por nossas escolhas. Temos liberdade para fazê-las. Se vivemos em comunhão com o Senhor, alcançamos o profético. A eternidade já começou para nós! Jesus vem!

Conclusão

Consciente do momento decisivo que vivemos, a igreja fiel preparada está. Somos um povo que tem esperança. Aguardamos o grande dia. Conhecemos perfeitamente o que está por vir. Os sinais dos tempos são avisos proféticos que alertam o povo de Deus. Estamos em ativa vigilância e contamos os nossos dias na presença do Senhor.  

O que há de vir, virá, e não tardará. O mundo vive indiferente, como a cidade de Belém na noite em que o Salvador nasceu. Dormentes, apegados a valores materiais desta vida. A igreja fiel cumpre sua missão de levar as boas novas a todos. Não podemos falhar. Fomos comissionados para isto. Maranata se cumprirá. Jesus vem!

“Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (Lc. 12:21).