HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
MENSAGEM 176 - O Altar de Betel, Gn. 12
 

176 – O Altar de Betel, Gn. 12

“... à banda do oriente de Betel, e armou a sua tenda...” (v. 8).

Introdução

Abrão edifica o segundo altar. Betel, a casa de Deus. Nossa conversão em Siquém, a primeira grande experiência. Agora, em Betel, todo o aprendizado.  Doutrina. Como servir a Deus. Como andar com Deus. Todo o conhecimento das coisas de Deus. Carreira a ser trilhada. Aprendendo a separar o que agrada do que não agrada a Deus. Fortalecimento doutrinário. Vida pratica. Deixar-me ser dirigido pelo Espírito.  

Desenvolvimento

“...E moveu-se dali para a montanha...”. A movimentação de Abrão. Monte. Mais perto de Deus. As coisas eternais. Profético. O que vem de cima. Eternidade. “Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela” (Gn. 28:18).

“...à banda do oriente de Betel...”. A oriente de Betel ficava Ai, lugar de ruínas. Em Ai, o pecado de Acã (cobiça) fez o povo fracassar na guerra. Betel e Ai. Nossa escolha. Lugar de promessa ou lugar de ruínas, derrota. “E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade dantes era Luz” (Gn. 28:19).

“...e armou a sua tenda...”. Uma instalação provisória, não fixa, nem definitiva. Aspecto temporal e passageiro da nossa vida nesta terra, pois, somos cidadãos da pátria celestial. “E Jacó votou um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir” (Gn. 28:20).

“...tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente...”. Betel e Ai. Casa de Deus ou ruínas. Escolha. Nossa decisão. Resultado da nossa vida prática. Experiências. Aprendizado.  Na casa de Deus, toda segurança, alimento, vitórias. Em Ai, ruínas, fome e derrotas. “E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus” (Gn. 28:21).

“...e edificou ali um altar ao Senhor...”. Adoração em Betel. Altar edificado e consagrado ao Senhor. Nosso coração, nossa vida de comunhão e adoração a Deus. Pertencemos ao Deus de Abrão. “E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” (Gn. 28:22).

Conclusão

Betel, para o servo fiel, é o lugar de oração e de encontro diário com Deus. O lugar da morada do Espírito Santo na vida do servo. Um lugar de decisões importantes e relevantes. Onde, todos os dias, confirmamos nossa escolha de servir e andar com Deus. Fé com compromisso. Reconhecimento e gratidão. O nosso coração é um altar edificado e reparado para o louvor e a verdadeira adoração ao nome do Senhor.

“...e invocou o nome do Senhor” (Gn. 12:8).