HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
172 - A Bênção, Gn. 12
 

“... em ti serão benditas todas as famílias da terra” (v. 3).

Introdução

Nada é mais precioso do que a bênção de Deus. Ela que nos enriquece e enche o coração de alegria. Não acrescenta dores. Deus tem prazer em abençoar os Seus. Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. Cuidado e proteção jamais faltaram aos que lutam pela obra. Abrão, ao ser chamado, gozou destes benefícios; a bênção do Senhor. Uma herança que transmitiria às famílias da terra.

Desenvolvimento

“E abençoarei os que te abençoarem...”. A promessa de Deus para Abrão. A bênção vem de Deus. Bondade e misericórdia. Abrão seria um canal de bênçãos, de modo especial, significativo e sucessivo para quem também o abençoasse. “Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade...” (Js. 24:14a).

“... e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem...”. Deus traz juízo a quem se levanta contra o Seu povo. Saulo e sua religião buscavam o mal da igreja. Opor-se a Deus. Impedir a obra. Frustrar o plano de Deus? Impossível. “... e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor” (Js. 24:14b).

“... em ti...”. As promessas de Deus estavam sobre a vida de Abrão. Era o início de algo grandioso que Deus faria. Abrão não negligenciou seu chamado. Obediente, atendeu a orientação do Senhor. Definiu por servir ao Senhor. “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais...” (Js. 24:15a).

“... serão benditas...”. Em Abrão, as bênçãos de Deus seriam abundantes e sem medida, pois Ele tem prazer em abençoar, em especial o Seu povo, aos que anseiam estar na Sua presença. “... se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais...” (Js. 24:15b).

“... todas as famílias da terra”. O Senhor dá uma grande importância à família como uma instituição divina. A promessa feita a Abrão se estenderia a todas as famílias da terra, pois é propósito de Deus abençoar abundantemente, sem acepção de pessoas, os lares. “... porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js. 24:15c).

Conclusão

Deus escolheu e chamou Abrão para um grande propósito e uma grande promessa. Ele creu. Sua jornada seria uma caminhada de obediência e fé. Os olhos do Senhor sempre estiveram sobre sua vida. Deus poderosamente o abençoou. Os seus opositores caíram por terra. Deus estendeu a bênção de Abrão a todas as nações; a às famílias da terra e, em especial, ao Seu povo fiel, que clama pelo Seu Nome.

“A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção”(Sl. 3:8).