HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
170 - A Promessa, Gn. 12
 

“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei...” (v. 2).

Introdução


O Senhor Deus disse a Abrão: “sai-te da tua terra”. Obedecer a Deus implica em deixar a “zona de conforto”. O Senhor lhe fez promessas eternas. “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia” (Hb. 11:8). Obediência é requisito básico para agradar a Deus. E Abrão tornou-se seu amigo, e todas as suas necessidades foram supridas.

Desenvolvimento

“E far-te-ei...” O Senhor sempre fez o melhor na vida dos Seus servos. Deus é fiel. Tudo o que Ele opera, visa nosso crescimento e aperfeiçoamento. Deus faz tudo muito bem. Foi assim com Abrão, é assim conosco. “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte...” (Dt. 30:19a).

“... uma grande nação...”. Grande nação. Um grande povo. Promessa de Deus para um homem, cuja mulher era estéril. “...porque fiel é o que prometeu” (Hb. 10:23). O Senhor Deus operaria um grande milagre. “...a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Dt. 30:19b).

“... e abençoar-te-ei...”. Promessas de Deus para Abrão e sua esposa. Vou abençoar, operar maravilhas. Farei um grande sinal. Todos os que virem, se espantarão. Vou realizar uma grande obra. Muitos não crerão. Os sábios compreenderão. “Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele...” (Dt. 30:20a).

“... e engrandecerei o teu nome...”. Farei o teu nome conhecido em toda a terra. Todos respeitarão a Abrão, o amigo de Deus. O Senhor nos fez por cabeça. Ele é quem nos eleva e nos faz prosperar. “...pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais...” (Dt. 30:20b).

“... e tu serás uma bênção”. Abrão seria uma bênção. Resultado do plano do Senhor Deus para todos os homens, para todas as famílias da terra. Obediente, ele priorizou fazer a vontade do Senhor, atendendo todas as Suas determinações. Tornou-se amigo de Deus. “...a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar” (Dt. 30:20c).

Conclusão

Deus busca servos fiéis, como o crente Abrão. “De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão” (Gl. 3:9). Abrão ouviu de Deus uma ordem para sair da sua terra, da sua pátria e da sua parentela. Obedeceu prontamente. Perseverou. Como Abrão, fomos eleitos e escolhidos por Deus. Chamou-nos, tem nos preparado, nos capacitado e abençoado para prestarmos, com prazer, serviços à Sua causa.  

“A bênção do Senhor é que enriquece e não acrescenta dores” (Pv. 10:22).