HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
166 - Genealogia de Abraão (Gn. 11)
 

“... e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã...” (v. 31).

Introdução

Sem (1) tinha cem anos e gerou a Arfaxade (2) dois anos depois do dilúvio, que gerou a Salá (3), que gerou a Eber (4), que gerou a Pelegue (5), que gerou a Reú (6), que gerou a Serugue (7), que gerou a Naor (8), que gerou a Tera (9), que viveu setenta anos e gerou a Abrão (10), a Naor e a Arã, e Arã gerou a Ló. O nome da mulher de Abrão era Sarai, que era estéril, e o nome da mulher de Naor era Milca.

Desenvolvimento

“E Sarai foi estéril, e não tinha filhos”. Sarai foi estéril. A vida de alguém que quer servir a Deus sempre dependerá de milagres. E Deus chamaria a Abrão para ser pai de uma grande multidão. “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia” (Hb. 11:8).

“E tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló...”. Abrão e Ló foram tomados por Terá para saírem. O Senhor tem propósitos em todas as coisas, pois Ele faz tudo muito bem. “Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa” (Hb. 11:9).

“...e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão...”. E Sarai também, a mulher de Abrão, sua nora, estava junto com aqueles que foram tomados para a saída. Uma família. Ela teria uma participação importante na vida de Abrão. “Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus” (Hb. 11:10).

“...e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã...”. Abrão estava sujeito ao querer do pai e a mudança foi feita a pedido de Tera, não por ordem do Senhor. “Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido” (Hb. 11:11).

“...e vieram até Harã...”. Tera veio a morrer em Harã. E foram os seus dias duzentos e cinco anos. E Abrão ficou só. Chegara o momento de Deus revelar-se a ele. “Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar” (Hb. 11:12).

Conclusão

Tera, Abrão, Ló e Sarai deixaram Ur dos Caldeus para irem à Canaã. A Bíblia relata pouco sobre a vida de Tera, pai de Abrão. Seus dias foram duzentos e cinco anos. Morreu em Harã. Deus estava preparando algo grandioso para Abrão. Logo Abrão seria chamado pelo Senhor Deus, se tornaria uma grande nação, e assim seria uma grande bênção. “... e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn. 12:3).

“... e habitaram ali”(Gn. 11:31e).