HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
164 – Edificar o Altar (Gn. 8)
 

164 – Edificar o Altar (Gn. 8)

“E edificou Noé um altar ao Senhor...” (v. 20).

Introdução

A terra se corrompeu. Deus escolhe Noé. Ele constrói uma arca, que salvaria sua família e os animais. Choveu por quarenta dias. Toda a vida fora da arca pereceu. As águas baixaram. Noé solta um corvo e, depois, a pomba, e, na terceira vez, ela não voltou mais. O Senhor lhe disse: Sai da arca tu e tua família. Fora da arca, ele toma a primeira providência: Edifica um altar ao Senhor. Com gratidão, oferece sacrifícios.

Desenvolvimento

“E edificou Noé um altar ao Senhor...”. Sua primeira providência. Edificou um altar. Como Abrão em Siquém (Primeiro altar). Ofereceu holocaustos ao Senhor. No seu coração havia gratidão. O Senhor o livrara com toda a sua família. “... À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera” (Gn. 12:7).

“e tomou de todo o animal limpo, e de toda ave limpa...”. Ofereceu holocaustos de animais e aves limpas. Ao Senhor, todas as coisas santas, pois Deus é santo, e agrada do que é limpo de coração. “E moveu-se para a montanha à banda do oriente de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai aoriente...” (Gn. 12:8a).

“... e ofereceu holocaustos sobre o altar”. Sacrifícios sobre o altar. Oferta pacífica. Tipologia do Cordeiro de Deus, a Pessoa do Senhor Jesus. Como Abrão em Betel, na casa de Deus, ofereceu sacrifícios agradáveis ao Senhor. Nosso coração grato a Deus.“... e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor” (Gn. 12:8b).

“E o Senhor cheirou o suave cheiro...”. O holocausto foi agradável ao Senhor. Noé achou graça aos olhos de Deus. Cheiro suave às suas narinas. Gratidão e verdadeira adoração. “E Abrão armou as suas tendas, e veio, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao Senhor” (Gn. 12:18).

“... Não tornarei mais a amaldiçoar a terra...”. Uma promessa às futuras gerações. A terra não seria mais amaldiçoada por causa do homem. Abraão e o filho no monte Moriá. Deus o poupou, mas não poupou Seu Próprio Filho. “... e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocaustos, em lugar de seu filho” (Gn. 22:13).

Conclusão

Nada é mais agradável a Deus que um altar reparado, um coração sincero e puro, uma vida separada e santificada, fruto de uma verdadeira adoração. O Senhor procura os fiéis na terra. Alguém que queira estar na brecha, na oração. Figura notável de Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém. Tipologia do Espírito Santo, que conforta e ajuda com gemidos inexprimíveis. Salvação e consolo.

“... nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz” (Gn. 8:21).