HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
162 – Sair da Arca (Gn. 8)
 

162 – Sair da Arca (Gn. 8)

“Então falou Deus a Noé, dizendo: Sai da arca, tu, e tua mulher, e teus...” (vs. 15-16).

Introdução

A terra se corrompeu. Deus escolhe Noé. Ele constrói uma arca, que salvaria sua família e os animais. Choveu por quarenta dias. Toda a vida fora da arca pereceu. As águas abaixam. Noé solta um corvo e depois a pomba e, na terceira vez, ela não volta mais. Chegara o momento de sair da arca. Veio a ordem de Deus: “Sai da arca tu e toda a sua família”. Certamente havia no coração de Noé uma grande gratidão.

Desenvolvimento

“Então falou Deus a Noé, dizendo”. Nada é mais confortável e agradável que ouvir a voz do Senhor. Quem anda com Deus conhece perfeitamente Sua voz. Maria Madalena no túmulo. Os dois discípulos no caminho de Emaús. O coração ardia. “Ora o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela...” (Gn. 12:1a).

“Sai da arca, tu, e tua mulher...”. A ordem nominal e individual para aquelas oito almas. A família de Noé. Esposa, filhos e noras. Todos foram salvos e preservados. Noé foi obediente à voz do Senhor. O servo tem prazer em atender às ordens do Seu Senhor. “... e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gn. 12:1b).

“... e teus filhos, e as mulheres de teus filhos...”. Os filhos e suas esposas. Toda a parentela salva. Nenhum dos seus se perdeu. Grande a misericórdia de Deus com a sua família. Noé teria eterna gratidão a Deus. “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção” (Gn. 12:2).

“Todo o animal que está contigo, de toda carne...”. Também todos os animais, segundo as suas espécies. O Senhor cuida de todas as coisas. Suas providências são notáveis. O Senhor orientou Noé em tudo, em detalhes. Nada faltou. “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem...” (Gn. 12:2a).

“Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher...”. Noé, servo obediente, atendeu a ordem do Senhor e saiu da arca, com sua mulher, com seus filhos e as mulheres dos seus filhos. Oito almas remidas. Alvos da infinita graça de Deus. Misericórdia, fidelidade e amor. “...e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn. 12:2b).

Conclusão

Noé e sua família deixaram a arca, certamente gratos por uma tão grande salvação. Aquela geração corrompida pereceu. No momento atual vivemos como nos dias de Noé. Os homens casam, dão-se em casamento, fazem festas ímpias que não agradam a Deus. Mas a igreja vigilante breve partirá. Estamos prontos para a saída. Nós marchamos firmes e seguros. O noivo prestes vem! Maranata é o nosso grito!

“... saiu para fora da arca”. (Gn. 8:19).