HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
156 - A Primeira Pomba, Gn. 8
 

156 – A Primeira Pomba (Gn. 8)

“... e soltou uma pomba, a ver se as águas tinham minguado...” (v. 8).

Introdução

A terra se corrompeu. Deus escolhe Noé. Uma arca foi construída, que salvaria sua família e os animais. Choveu por quarenta dias. Toda a vida fora da arca pereceu. Chegou o tempo de deixar a arca. Noé solta um corvo, que ia e voltava. Em seguida, ele solta a pomba pela primeira vez. Ela voltou, não achou repouso para seus pés. A tipologia do Pai; o começo. Noé constatou que as águas estavam sobre toda a terra.  

Desenvolvimento

“... soltou uma pomba, a ver se as águas tinham minguado...”. Primeira vez que soltou a pomba, tipologia do Espírito de Deus. O Deus criador, que do nada criou todas as coisas. Noé inspecionava. Queria saber se as águas tinham minguado. “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo...” (Gn. 1:2a).

“A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé...”. A pomba não achou repouso para seus pés. Início da obra criadora. A terra era sem forma e vazia e o Espírito de Deus movimentava sobre as águas. Presença do Pai. O começo. A eternidade. “...e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn. 1:2b).

“e voltou a ele para a arca...”. A pomba voltou a ele para a arca. Não havia lugar para pousar. A arca era um lugar seguro.  Na obra do Espírito firmamos nossos pés. A casa do Pai. Onde recebemos toda sorte de bênçãos celestiais. O caminho que escolhemos trilhar. A grande salvação. “E disse Deus: Haja luz. E houve luz”(Gn. 1:3).

“... porque as água estavam sobre a face de toda a terra...”. As águas prevaleciam. Certamente havia muita gratidão no coração de Noé. Ele e os seus foram guardados. Preservados. As muitas águas trouxeram uma grande destruição para toda a terra. “E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas” (Gn. 1:4).

“... e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e meteu-a consigo na arca”. Noé estendeu a mão. Tomou a pomba e a colocou consigo na arca. Expressão do grande amor de Deus. Sua graça. Favor imerecido. Bondade e misericórdia. Livramento e eterna salvação. “E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite...” (Gn. 1:5a).

Conclusão

A pomba representa a presença do Espírito do Senhor Deus. A primeira pomba é a dispensação do Pai e Seu imenso amor. O Pai criador. Que do nada fez todas as coisas. O Pai da eternidade. O Deus proverá. Como Noé, nós também expressamos ao Senhor toda nossa gratidão. Fomos escolhidos para uma grande obra. Amamos a Deus; mas Ele nos amou primeiro e nos deu o que tinha de mais precioso: Seu Filho.

“... E foi a tarde e a manhã o dia primeiro” (Gn. 1:5b).