HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
152 - As Águas Diminuem, Gn. 7
 


“... E Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas” (v. 1).

Introdução

A terra estava corrompida. Deus escolhe um homem que achou graça aos Seus olhos. Dá-lhe o projeto para construir uma arca (salvação para sua família e dois animais de cada espécie). Veio o dilúvio por quarenta dias e toda a vida que estava fora da arca pereceu. Todas as coisas seriam preparadas para a saída de Noé, sua família e os animais da arca. Deus estava trabalhando. E dar-se-ia outro recomeço.

Desenvolvimento

“E lembrou-se Deus de Noé, e de todo o animal...”. Deus não se esquece dos Seus servos. Dentro da arca, Noé, sua família e os animais tinham toda a segurança e paz. Deus estava no controle. “E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo” (Mt. 8:24).

“... e de toda rês que com ele estava na arca...”. O Senhor cuida de todas as coisas. Ele trabalha para aqueles que herdarão a salvação. É um Deus zeloso. Nada lhe escapa aos Seus cuidados. Ele é um Deus fiel. “E os seus discípulos, aproximando-se o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos, que perecemos” (Mt. 8:25).

“...E Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas”. As águas estavam sendo tomadas. Deus controla o vento, o tempo e as estações. Tudo Ele faz muito bem. Deu ordem para as águas aquietarem. Deus fala, tudo se acalma e sossega. “E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé?...” (Mt. 8:26a).

“Cerraram-se também as fontes do abismo, e as janelas dos céus...”. As fontes do abismo cerraram. Fecharam-se as janelas dos céus. Deus determina todas as coisas. Não deve obediência a ninguém. Assim governa, soberano. “... Então, levantando-se, repreendeu: os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança” (Mt. 8:26b).

“...e a chuva dos céus deteve-se”. A chuva dos céus (o que vem de lá é superior a todos) cessou e deteve-se. A vida se renovaria na terra. Dar-se-ia um novo começo. O plano divino de Deus estava em andamento. “E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mt. 8:27).

Conclusão

Noé, sua família e os animais tinham toda a segurança dentro da arca; preservados pela bondade e misericórdia de Deus. Nada lhes faltou. E estava para chegar o dia que deveriam deixar a arca. A chuva cessou, se foi. Certamente, no coração de Noé, havia muita gratidão pela alta estima do Senhor. Ele andou com Deus e agradou-lhe. Foi obediente. Ele viveu assim e foi exceção em sua geração. Noé amava ao Senhor.

“E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca” (Gn. 8:14).