HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
150 - O Dilúvio (Gn. 7)
 

“E esteve o dilúvio quarenta dias sobre a terra...” (v. 17).

Introdução

Deus olhou para o mundo e viu que a terra estava corrompida. Prevalecia a maldade. Deus escolhe um homem íntegro que achou graça aos Seus olhos. Dá a ele o projeto para construir uma arca, que salvaria ele e sua família, e dois animais de cada espécie. Veio o dilúvio por quarenta dias sobre a terra, as águas cresceram e elevaram a arca, de forma que toda a vida que estava fora da arca veio a morrer.

Desenvolvimento

“E esteve o dilúvio quarenta dias sobre a terra e cresceram as águas...”. A arca foi a salvação para Noé, sua família e dois animais (pares) de toda a espécie. Como servo obediente e cheio de temor, Noé entrou na arca (tipo da obra). A obra nos traz salvação. “... na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água” (I Pe. 3:20).

“... e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra”. Todos querem salvação; entrar na arca. Porém, só entrarão os escolhidos. Todos são chamados. A porta da graça está aberta, mas ela se fechará e muitos se perderão. “... as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta” (Mt. 25:10).

“E expirou toda a carne que se movia sobre a terra...”. A nossa vida deve ser de ativa vigilância. Os dias são maus. E tendem a piorar. Importa mais obedecer a Deus do que a homens. Marchamos. Sambalate está no nosso meio. “E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos” (Mt. 25:11).

“... tanto de ave como gado e de feras...”. É relevante entrar na arca com aqueles que amamos (família). Unidos em Cristo (igreja), em comunhão, numa vida de oração e vigilância, preparados, venceremos as águas turbulentas deste mundo. “E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço” (Mt. 25:12).

“...e de todo réptil que se roja sobre a terra, e todo o homem”. Os planos de Deus não podem ser impedidos nem frustrados. Ele sempre projeta o melhor. Perder a visão da obra (arca) significa naufragar neste mundo e vir a perecer. “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir” (Mt. 25:13).

Conclusão

O compromisso da igreja como obra do Espírito (entrar na arca) é com aquilo que vem do corpo. Só existe salvação no corpo (igreja), numa vida de separação e comunhão com Deus. Pesa um juízo sobre o mundo e para a igreja. O juízo para o mundo o levará à perdição. Para a igreja, uma grande salvação. Deus nos criou para a eternidade. “Mas à meia noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo...” (Mt. 25:6).

“E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinquenta dias” (Gn. 7:24).