HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
148 - A Porta Fechou, Gn. 7
 

148 – A Porta Fechou (Gn. 7)

“... e o Senhor fechou por fora” (v. 16).

Introdução

Noé fez a arca conforme os detalhes construtivos dados pelo Senhor Deus. Em temor, atendeu todas as instruções. Gerou filhos. Passaram cem anos. Chegou o dia de entrar na arca. Toda a sua família e ele (oito almas). E toda a carne, dois a dois, macho e fêmea, entraram na arca, como ordenou o Senhor Deus. A porta fechou por fora. Dentro da arca proteção. Fora, exposição e juízo. O dilúvio estava por vir!

Desenvolvimento

“E de toda carne, em que havia espírito de vida...”. De toda a carne dos seres vivos, que tinham espírito de vida. Deus os preservaria. Pois, Ele é o Autor da vida. Tudo que tem folego deve-lhe louvor e glorificação. “E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam” (Mt. 25:8).

“...entraram de dois em dois para Noé na arca”. Sob a ordem de Deus, entraram. Dois a dois. Produziu-se uma grande salvação, fruto de temor, numa geração corrompida e má. “Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós” (Mt. 25:9).

“E os que entraram, macho e fêmea de toda carne...”. Entraram macho e fêmea de toda a carne. O casal. Bem definidos por Deus, sem anomalia. A perfeição da criação de Deus. “E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta” (Mt. 25:10).

“...entraram, como Deus lhe tinha ordenado;...”. Deus tinha dado uma ordem: Entrar na arca. E todos entraram. Toda a família de Noé (oito almas) e os animais, macho e fêmea. E ficaram bem protegidos no interior da arca. “E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos” (Mt. 25:11).

“... e o Senhor fechou por fora”. O Senhor Deus fechou a porta por fora.Todo plano de Deus estava concluído. Todas as providências foram tomadas. Dentro da arca, toda sorte de conforto, proteção e segurança. E fora, exposição, destruição e juízo. “E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço” (Mt. 25:12).

Conclusão

O propósito do Senhor Deus era preservar a vida de Noé, sua família e os animais de todas as espécies. O juízo viria e, com ele, uma nova terra, uma nova geração, e uma grande salvação. A obra do Senhor é nossa arca. Fomos eleitos e chamados para entrar nela. Não pelos nossos méritos. Mas por causa de Jesus, e o Seu Sangue precioso que foi derramado no calvário. E um novo e vivo caminho se nos abriu!

“Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho...” (Mt. 25:13).