HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
144 - Entra na Arca, Gn. 7
 

144 – Entra na Arca (Gn. 7)

“Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca...” (v. 1).

Introdução

Noé fez a arca conforme todos os detalhes construtivos dados pelo Senhor. Seguiu o projeto exatamente. Por fé, obediência e temor, atendeu todas as instruções. Assim, nasceram os filhos. Passaram cem anos e chegou o dia de entrar na arca. Sete almas. Sua esposa, os filhos, as esposas dos filhos e ele. “... temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo...” (Hb. 11:7b).

Desenvolvimento

“...Entra tu e toda a tua casa na arca...”. A ordem: “Entra tu e toda a tua casa”. Servo obediente e cheio de temor, ele não discutiu nem questionou. Atendeu ao Senhor. Entrou. E, dentro, estavam seguros. “E disse: Entra, bendito do Senhor, por que estará fora? Pois eu já preparei a casa, e o lugar para os camelos” (Gn. 24:31).

“... porque te hei visto justo de mim nesta geração”. Como o homem se torna justo diante de Deus? Obediência é a resposta. Noé descobriu este tesouro. O exemplo maior é o Senhor Jesus. Obediente, foi à cruz. “Pela fé Abraão sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança...” (Hb. 11:8).

“... farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites...”. O dilúvio viria sobre a terra e destruiria toda aquela geração perversa. No entanto, Noé e sua família seriam poupados. Provaram a bondade e a misericórdia de Deus. “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem”(Mt. 24:37).

“E fez Noé conforme tudo o que o Senhor lhe ordenara”. Obediente, Noé atendeu todas as orientações do Senhor sem questionar, pois servo tem prazer em atender. “Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca”(Mt. 24:38).

“E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio...”. Em idade avançada, Noé experimentou o cuidado do Senhor com sua vida e sua família. Era resultado de sua obediência e amizade com Deus. “E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mt. 24:39).

Conclusão

Entramos na arca, na obra do Senhor. Tivemos o privilégio de sermos escolhidos. Não pelos nossos méritos. O grande amor do Senhor nos conquistou. Nossa vida na sua presença é resultado de milagres que nos ocorrem todos os dias. Com certeza, estamos numa grande obra. “Assim edificamos o muro, e todo muro se cerrou até a sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar” (Ne. 4:6).

“... e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hb. 11:7c).