HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
122 - A Queda (Gn. 3)
 

“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim...” (v. 8).

Introdução

Adão e Eva foram tentados. A serpente afirma com engano: “Não morrereis e sereis como Deus”. A tentação é um convite a pecar. A derrota do homem se configura quando ele dá ouvidos à voz do adversário. Pecam e perdem a comunhão (nudez). Os olhos se abrem, ficam envergonhados. Assim, tomam suas próprias providências: fazem aventais de folhas de figueira. Ouvem a Voz do Senhor e se escondem.

Desenvolvimento

“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus...”. Seus olhos abriram. Desobedeceram. Perderam a inocência. Ambos reconheceram que estavam nus. Perderam a comunhão e a vida de intimidade com Deus. “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças...” (Ap. 3:18a).

“... e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”. Folhas de figueira para cobrir a vergonha da nudez. Frágil providência. Vergonha do pecado. Pacto quebrado pela desobediência. Tornaram-se impuros e indignos. “... e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez...” (Ap. 3:18b).

“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim...”. Ao ouvirem a voz do Senhor no jardim, se intimidaram. As coisas já não eram as mesmas. Uma aliança se rompia, pois a desobediência gera desconforto e vergonha. Perdas e dores. Tristeza e lágrimas. “... e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas” (Ap. 3:18c).

“... pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher...”.  Esconderam-se do Senhor. Não queriam que o Senhor tratasse com eles. Fugiram. Lamentavelmente entenderam que algo muito desagradável ocorrera. O que viria? O que fazer? Haveria como reparar? “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo...” (Ap. 3:19a).

“... da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim”. Haveria como esconder da presença do Senhor? Impossível. Ele é onisciente e tudo vê. Adão e Eva estavam entendo a dificuldade que geraram. Obedecer é um dos fundamentos de como nós vivemos em paz com Deus. “... sê pois zeloso, e arrepende-te” (Ap. 3:19b).

Conclusão

Adão e Eva deixam de ser confiáveis. Envergonhados, tornaram-se desagradáveis a Deus. O pecado e a culpa geram o sentimento de tristeza e dor. O mau testemunho, a falta de compromisso e a desobediência aborrecem profundamente a Deus. Estes são valores que o mundo produz. Nossos primeiros pais falharam. Mas o Senhor, na Sua infinita misericórdia, providenciou escape. Da eternidade viria o pronto socorro.  

“Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós, porque pecamos” (Lm. 5:16).