HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
121 - O Ensino Negativo, 2 Re. 16
 

“... Eu sou teu servo e teu filho; sobe, e livra-me...” (v. 7).

Introdução


A Bíblia é repleta de personagens com os quais muito aprendemos. Neemias é tipo do servo do Senhor, que tem prazer em prestar serviço ao Reino de Deus. Participou da reconstrução dos muros, restauração da aliança e reforma da nação. O Sumo Sacerdote Eliasibe tornou um exemplo negativo. Era espiritual; acabou como carnal.

O rei Acaz e o Sacerdote Urias são exemplos negativos e não servem de referência para os que amam ao Senhor. Acaz aliou-se ao rei da Assíria e confiou no braço do homem. Induziu o Sacerdote Urias ao erro, pois determinou que edificasse um altar semelhante ao altar de Damasco, contrariando todas as determinações do Senhor.

Desenvolvimento

Neemias. Tipo do Espírito Santo. A despeito de sua posição confortável como copeiro do rei, sempre buscou o bem de Jerusalém. Era homem de oração, zeloso e comprometido com os assuntos da obra. Ele não se intimidou com os ataques sagazes dos inimigos. Resistiu bravamente. Tinha consciência do que teria que fazer.

Sumo Sacerdote Eliasibe. Exemplo de pessoa que trabalhou na obra. Junto com seus irmãos, os sacerdotes, edificaram e consagraram a porta do gado. Aparentou com Tobias, que, com Sambalate e Gesem, opuseram à reconstrução dos muros. Tornou-se carnal e permitiu que o desprezível viesse para dentro da Casa do Senhor.  

Rei Acaz. Tinha 20 anos quando começou a reinar em Judá. Imaturo, não fez o que era reto aos olhos do Senhor. O rei de Israel e o rei da Síria se uniram para guerrear contra Judá. A atitude de Acaz não agradou ao Senhor. Ao invés de pedir socorro a Deus, ele buscou socorro no homem, fazendo aliança com o rei da Assíria.

Sacerdote Urias. Acaz foi a Damasco para se encontrar com o rei da Assíria. Ao ver o altar de Damasco, Acaz enviou ao sacerdote Urias o seu desenho e modelo, para que ele fizesse um altar igual. O sacerdote Urias, que era responsável por zelar pelas coisas sagradas, não quis desagradar ao rei e fez tudo conforme lhe foi ordenado.

Conclusão

Acaz uniu-se ao rei da Assíria, pois achou que a única forma de vencer aquela guerra era se unindo ao rei Assírio. Tomou da prata e do ouro que se achou na Casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei, e mandou um presente ao rei da Assíria. Com esta lamentável atitude, ele negou ao Deus de Israel, profanando as coisas sagradas.

Urias tirou o altar do sacrifício e colocou um altar profano. Eliasibe retirou os objetos do culto: as ofertas de manjares, o incenso, os utensílios do templo, e no lugar das coisas sagradas, colocou os móveis de Tobias, inimigo de Israel. Urias e Eliasibe olharam os seus interesses e preferiram agradar ao homem a agradar a Deus.