HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
116 – O Sexto Dia da Criação (Gn. 1)
 

116 – O Sexto Dia da Criação (Gn. 1)

“E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie...” (v. 24).

Introdução

O sexto dia da obra criadora de Deus. Ele cria todas as criaturas que vivem em terra firme, e isto inclui o homem, a coroa da Sua criação. O homem seria o Seu representante na Terra. Deus cria o homem no sexto dia, e denota Sua expressão de grande satisfação: "e eis que era muito bom" (v. 31). Deus estava concluindo a Sua obra criadora. O criador desejava estar em comunhão, todos os dias, com a criatura.

Desenvolvimento

“... Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie...”. Deus estava dando uma ordem: Produza alma vivente, os seres vivos, e suas espécies. E tudo era muito bom, em seus devidos lugares. Deus criador. Soberano em poder e majestade. “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus...” (Hb. 11:3a).

“E fez Deus as bestas feras da terra conforme a sua espécie...”. Deus criou todas as coisas; também as bestas feras, os animais ferozes, sem similares, referência às nações poderosas e aos poderes despóticos, descritos em Daniel e Apocalipse. “... de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hb. 11:3b).

“... Façamos o homem à nossa imagem...”. A Trindade, à nossa semelhança. Deus cria o homem, feito à imagem de Deus (ambos, o homem e a mulher possuem esta conformidade) e é especial acima de todas as outras criaturas. “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis...” (Cl. 1:16a).

“E criou Deus o homem à sua imagem...”. Somos parecidos com Deus. A criatura, imagem do criador. Assim, Deus coloca o homem em posição de autoridade sobre a terra e sobre todas as outras criaturas viventes. “... sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele” (Cl. 1:16b).

“... à imagem de Deus o criou: macho e fêmea os criou”. A obra perfeita da criação. Fomos criados à imagem de Deus, macho e fêmea, homem e mulher. A ordem era reproduzir. Povoar a terra. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn. 2:7).

Conclusão

O trabalho criativo de Deus está completo ao findar o sexto dia. Todo o universo, em toda a sua beleza e perfeição, foi totalmente formado em seis dias. Deus anuncia que tudo era muito bom. Tudo que Ele faz é sempre muito bom. Beleza e perfeição. E Deus abençoa o homem e ordena-lhe a se reproduzir, encher a terra e sujeitá-la, trazendo-a sob legítima administração e gestão, determinada e autorizada por Deus.

“... Bom Mestre: que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Porque me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus” (Lc. 18:18-19).