HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
MENSAGEM 115 - O Livro de Neemias, Ne 6
 

115 – O Livro de Neemias (Ne. 6)

“... que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma...” (v. 1).

Introdução

O livro de Neemias divide-se em três períodos distintos. (1) Reconstrução dos muros, capítulos 1-7. (2) Restauração da aliança, capítulos 8-10. (3) Reforma da nação, capítulos 11-13. Os muros foram reconstruídos, as brechas foram tapadas e as portas, colocadas. Segurança, comunhão e vigilância. Guardas, proteção, cuidado.

Os porteiros. Porta. Jesus. A guarda da doutrina. Ensino. Os levitas. Ministério. Novo pacto. O Sangue e a Palavra. Os cantores. Louvor. A adoração. Glorificação. Fiéis e tementes a Deus. Assim, a aliança foi restaurada. O povo se dispôs a trabalhar, a obedecer ao Senhor e andar na Sua presença. A nação foi reformada e reorganizada.    

Desenvolvimento

1 – Reconstrução dos muros (capítulos 1-7). Os muros foram reconstruídos e as portas, edificadas. A despeito da ferrenha oposição dos inimigos, a obra foi realizada. O adversário mostrava uma bondade aparente. Mas seu objetivo principal era atemorizar. Suas ameaças eram constantes, com intrigas e falsidades.  

2 – Restauração da aliança (capítulos 8-10). A aliança com o Senhor foi restaurada. Neemias nomeou os porteiros. Porta. Jesus. A preservação da doutrina, o ensino. Os levitas. Ministério. Sacerdotes. Governo. Os cantores.  A glorificação. O louvor. Os fiéis, os que amam ao Senhor, os tementes louvam a Deus. A verdadeira adoração.      

3 – Reforma da nação (capítulos 11-13). A nação teria que ser reformada. Toda mistura e impureza seria retirada do meio do povo. A igreja se prepara no Tempo do Breve. Segurança, comunhão e vigilância são palavras de ordem. As portas de Jerusalém se fechavam à noite. As casas estavam guardadas. As famílias, protegidas.   

Conclusão

Como Neemias, também realizamos uma Grande Obra, um trabalho de restauração. As brechas estão sendo tapadas. Lutamos bravamente para estreitar nossa relação com Deus. A igreja fiel não pode falhar na missão de levar a preciosa semente. Compreendemos nossa responsabilidade. Precisamos nos apressar. Dias maus.

Vivemos o Tempo do Breve. As profecias para o momento do fim se cumprem. Tudo está pronto. O mundo vive em densas trevas. A religião caduca, se mostra desatenta e indiferente. O fim se aproxima. A igreja fiel vive em ativa vigilância. Já não tarda o amanhecer. O novo dia vai raiar. Breve estaremos na glória. Maranata se cumprirá!  

“Mas à meia noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe...” (Mt. 24:6).