HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
108 - Segundo Dia da Criação, Gn. 1
 

“E chamou à expansão Céus. E foi a tarde e a manhã o dia segundo” (v. 8).

Introdução

O segundo dia da obra criadora. Tudo se fazia pelo poder da palavra de Deus. Haja expansão no meio das águas. Os Céus eram criados de modo misterioso e grandioso. Como falou o salmista, o firmamento e as obras das suas mãos, que revelam o poder, a majestade e a soberania de Deus. Sabedoria e glória. Podemos perfeitamente ouvir sua voz. Paulo disse: “profundidade das riquezas”.

Desenvolvimento

“E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas...”. Deus estava falando e tudo era criado pela palavra do seu poder. Haja expansão. Os Céus e todo o mistério contido nele. Encanto, beleza, graça, perfeição, grandeza. “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. (Sl. 19:1).

“e haja separação entre águas e águas”. Deus fez separação de águas e águas, inferiores e superiores. O que vem debaixo e o que vem de cima. O que vem de cima é superior a todos. O que prevalece sempre. Jesus, a Fonte das águas vivas. “Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite”.  (Sl. 19:2).

“... e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão...”. As águas inferiores. Fontes inferiores. O que se estabeleceu na terra. A vida humana. A alma tem sede do Deus vivo, o autor da vida. Anseios e aspirações pelas águas eternais. Águas que curam. “Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes” (Sl. 19:3).

“... e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi”.  Fontes superiores. O que vem da eternidade. Águas abundantes das fontes eternais. A bênção do Espírito Santo. Sentido à vida. A alegria e o gozo do Espírito. “Em toda a extensão da terra, e as suas palavras até a fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol” (Sl. 19:4).

“E chamou à expansão Céus. E foi a tarde e a manhã...”. Segundo dia. Criação dos Céus, que nos traz o entendimento da grandeza, esplendor e majestade de Deus. Poder e liberdade em Cristo. Novo viver. Albores da eternidade. “Um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como herói, a correr o seu caminho”. (Sl. 19:5).

Conclusão

Os Céus descritos no segundo dia da obra criadora. Tudo se fazia de modo perfeito e extraordinário. Espaço entre as águas inferiores e superiores. Acsa (tipo da igreja) falou com o pai, pedindo fontes de águas, pois recebera terra seca. Calebe lhe deu fontes superiores e fontes inferiores (conforme Josué 15:19). Pediu uma bênção, recebeu duas. Porção dobrada. Para esta vida (debaixo) e a vida eterna (em cima).

“E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé, à mão direita de Deus” (At. 7:56).