HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
106 - Primeiro Dia da Criação, Gn. 1
 

106 – O Primeiro Dia da Criação (Gn. 1)

“E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite...” (v. 5).

Introdução

O primeiro dia da obra criadora. Deus a criou do nada, para existir por um tempo determinado. A luz. O primeiro dia da obra redentora também começou com a luz. O dia de Pentecostes. A igreja fiel estava nascendo; e com ele (dia de Pentecostes), a presença do Espírito Santo; que revelaria a Pessoa bendita de Jesus. Sem a revelação do Espírito Santo, nada acontece. Vivemos na sua dispensação. A alegria da salvação. Consolo e graça.

Desenvolvimento

“E disse Deus: Haja luz. E houve luz”. A primeira declaração de Deus. Uma ordem. Haja. Tudo atende ao seu mandar. Todo o céu e toda a terra se curvam quando Deus fala. Em temor e tremor. Ele tem o controle sobre tudo. Ele governa soberano; em glória, majestade e poder. “O povo que andava em trevas viu uma grande luz...”. (Is. 9:2a).

“E viu Deus que era boa a luz...”. Nada é mais agradável e precioso do que ver a luz. A vida e a obra criadora começam com a luz. Deus referendou a constatação de que a luz era boa. A luz dissipa as trevas e esclarece o que realmente se vê. “... e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz”.  (Is. 9:2b).

“... e fez Deus separação entre a luz e as trevas...”. Já no primeiro dia, Deus fez separação; luz e trevas. A luz é Jesus. A luz da vida. As trevas teimam em opor-se à luz. Sempre prevalecerá a luz. Nada pode ofuscar seu brilho. "... Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo. 8:12).

“E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite...”.  Deus nomeou luz de Dia e trevas de Noite. Uma proclamação definitiva. Nós somos pontos luminosos, que, somados, revelam a luz de Jesus, segundo a revelação do Espírito Santo. “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mt. 5:14).

“... E foi a tarde e a manhã o dia primeiro”. Tarde e manhã. O dia primeiro. Tarde e manhã revelam a morte e a ressurreição de Jesus. O sacrifício do Cordeiro de Deus que tiraria o pecado do mundo. Ele morreu à tarde, mas ressuscitou na manhã do terceiro dia, e vivo está. “Luz para alumiar as nações, e para a glória de seu povo Israel”. (Lc. 2:32).

Conclusão

Narrativa do primeiro dia da obra criadora. Luz. Presença marcante da revelação de Jesus. “Eu sou a luz do mundo”, que dissipou as trevas da nossa pobre vida. “Vós sois a luz do mundo”. Eleição. Chamado. Comissionamento. Legado. Deus nos escolheu. Nomeou-nos para irmos, por todo o mundo. Pregar a palavra. Gerar frutos. E cuidar, com todo o zelo dos frutos. Atendimento. Assistência. Os frutos não podem perder-se.    

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv. 4:18).