HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
MENSAGEM 104 - Milagre da Cura do Cego de Nascença, Jo. 9
 

104 – Milagre da cura do cego de nascença (Jo. 9)

“E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé... Foi pois, e lavou-se, e voltou vendo” (v. 7).

Introdução


Jesus estava caminhando com seus discípulos quando viu um homem cego de nascença. Os discípulos lhe perguntaram: "... Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?" (v. 2). Jesus respondeu que nem ele, nem os pais. Isto ocorreu “para que se manifestem nela as obras de Deus” (v. 3). Em todas as coisas, Deus tem um propósito.  

Jesus cuspiu no chão, fez lodo com Sua saliva e untou os olhos do cego. “E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi pois, e lavou-se, e voltou vendo” (v. 7). Era sábado. Fariseus indagam ao ex-cego; diziam ser Jesus um pecador. Ele disse: "... Se é pecador, não sei; uma coisa, e é que, havendo eu sido cego, agora vejo" (v. 25).

Desenvolvimento

“Vai”. A ordem dada por quem tem autoridade para tal. Jesus havia usado da Sua saliva com terra, untando os olhos do cego e dizendo-lhe: “Vai”. Operação de milagre! Jesus deu uma atenção especial aquele cego, que recebeu uma bênção. “... Ide e anunciai... as coisas que ouvis e vede: Os cegos veem, e os coxos andam, os leprosos são limpos...” (Mt. 11:3-4).

“Lava-te no tanque de Siloé”. A orientação era para tirar o barro, lavar no tanque. O homem pode ser usado, mas não é a figura determinante para a operação de maravilhas. O precioso vem da boca de Deus. A palavra revelada. Alimento vivo. “... Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt. 4:4).  

“Foi pois, e lavou-se”. Ele obedeceu e lavou-se. A obediência é algo que agrada sobremaneira ao Senhor. Seus olhos aclararam. Agora via muito bem. Entendia que Jesus operara um grande milagre na sua vida. “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida...” (Ap. 22:14).

“E voltou vendo”. Voltou com uma nova perspectiva de vida. Via tudo perfeitamente. Um novo momento iniciava para ele. Alguém dizia: Quem te curou é pecador. Não importava para ele. O que contava que agora ele via. Era o valor. “E indo no caminho, aconteceu que chagando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu” (At. 9:3).

Conclusão

Deus opera coisas estranhas, porém, maravilhosas. Era num sábado. Jesus não estava apegado a uma tradição religiosa, nem à logica humana. Jesus cuspiu na terra, fez um lodo e untou os olhos do cego. Parece-nos pouco ou nada racional. O importante é que aquele homem teve o benefício de ser curado. Voltou a ver. Cumpriu-se o propósito de Deus. Ele é Deus fiel.
   
As adversidades, os momentos difíceis na nossa vida servem para evidenciar que todas as coisas visam um fim proveitoso. Às vezes, buscamos os culpados. Quem falhou? Quem errou? Quem negligenciou? Deus tem poder de transformar alguma coisa negativa numa grande bênção. Ele é fiel! Não falha! Tudo coopera para o bem dos que amam a Deus!