HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
100 – Milagre da Cura do Paralítico de Betesda (Jo. 5)
 

Introdução

O tanque de Betesda, em hebraico, significa “casa de misericórdia”. Somos levados a entender sobre a perseverança e a misericórdia de Deus. Um homem inválido, paralítico havia 38 anos e que buscava entrar no tanque, quando as águas fossem agitadas pelo anjo. Jesus foi encontrá-lo no tanque, sabendo que estava nessa situação por todo esse tempo.

O paralítico de Betesda é uma tipologia de Israel, povo murmurador que ficou no deserto por 40 anos. O mover das águas fala da bênção do Espírito Santo. Quando as águas eram agitadas, elas traziam vida, cura e perdão. O primeiro que entrasse no tanque era curado. Jesus ordenou-lhe: “Levanta-te, toma a tua cama, e anda”. E Logo ele ficou são.

Desenvolvimento

“Levanta-te”. Ele seria curado da sua paralisia. Deus não trata com homens caídos. É imprescindível estar de pé. Curado, ele pode se levantar. Saulo de Tarso teve uma experiência assim. Ao ver a luz e ouvir a voz do Senhor, ele caiu por terra. “... E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer” (At. 9:6).

“Toma a tua cama”. Cama é lugar de comodismo, de inerte e de enfermo. Na cama, o homem não tem um encontro com Deus. Estar de pé e tomar a cama é uma definição para romper com a paralisia. É conhecer o caminho e, sobretudo, andar nele. “De noite em minha cama busquei aquele quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei” (Ct. 3:1).  

“E anda”. Andar fala da dinâmica do caminho. Moisés. Deserto. Travessia do mar vermelho. Os egípcios vinham atrás. À frente, o mar. Um milagre iria acontecer. O Senhor daria livramento. Para os hebreus, vida, e morte aos egípcios. “Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” (Ex. 30:21).

“Logo aquele homem ficou são”. Logo. Imediatamente. O Espírito Santo tem pressa em operar. A salvação é a cura para a alma do homem, e lhe traz saúde espiritual. Livre do pecado, o homem pode viver para Deus; adorá-lo neste tempo que chamamos de breve. Os dias se findam. Nós também precisamos nos apressar. “E, correndo Filipe...” (At. 8:30).

Conclusão

Ao nos definirmos e, consequentemente, quando tomamos conhecimento do plano de Deus para a nossa vida, assumimos a postura de cidadãos da pátria celestial. É levantar, estar de pé. Caminhar. Compreender a dinâmica do caminho. Nossa grande batalha é para não nos acomodar, nem permitir o esfriamento da nossa fé. Desanimar, jamais. Perseverar sempre. A ordem é marchar. É prosseguir nesta jornada.

O mundo dormente não tem interesse nas coisas da eternidade. Como nos dias de Noé, as pessoas estão desatentas. Fazem festas, casam-se, dão-se em casamento. A religião, estática, é incompetente para mostrar a dinâmica do caminho e a revelação do tempo profético. A igreja fiel marcha convicta. Logo, Maranata se cumprirá. Jesus vem! Amém. Ora vem Jesus!