“E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho” (v. 3).
Introdução
Profeticamente, trata-se da história da igreja primitiva, do primeiro século. Igreja de Éfeso, a igreja aceitável, que não teve reprovação. Destaques: Trabalho e paciência. Pentecostes. Derramamento do Espírito. Cumpre-se a profecia de Joel. A implantação da doutrina. Remanescente fiel. Na igreja de Esmirna, a presença dos mártires. Eles viviam e morriam pela doutrina. Tribulação. Pobreza. Morte.
O vinho acabou. Obscuridade. Mil anos. Falso milênio na terra. Igreja de Pérgamo, o casamento pervertido. Igreja de Tiatira, o poder político e religioso. Igreja de Sardes, renascimento. Movimento cultural na Europa. Artes. Cultura. Mundo fértil para o conhecimento. Lutero. A palavra. Talhas de água. Igreja de Filadélfia. Moody. Wesley. Igreja de Laodicéia. Países inteiros eram alcançados. Novo rumo. Vinho novo.
Desenvolvimento
Vinho (Éfeso e Esmirna). A igreja primitiva. Pentecostes. O primeiro século. A doutrina implantada. As provas vividas. A mensagem pregada: Jesus está vivo! Ele morreu, mas ressuscitou. Terrível perseguição. Trabalho. Paciência. Tribulação. Pobreza. Morte. Mas havia um remanescente fiel. “... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap. 2:10).
Faltou o vinho (Pérgamo e Tiatira). Vinho acabou. Mil anos de grande obscuridade. O falso milênio na terra. O Estado se une à igreja. O poder de Roma. Constantino. Casamento pervertido. Poder político e religioso. Conversão sem novo nascimento. Fez-se ouvir a voz do dragão. A Fé estava morta. “Mas o que tendes retende-o até que eu venha” (Ap. 2:25).
As talhas de água (Sardes). Restantes. Poucos. Século XVI. Insatisfação do povo com o clero romano. Mil anos de escuridão. Renascimento. Movimento cultural. Europa. Voltou o interesse pela verdade, pelas artes, pela cultura. Talha. Água. Um homem. Martinho Lutero. A Reforma. A Palavra. “Sê vigilante, e confirma os restantes que estavam para morrer...” (Ap. 3:2).
Vinho novo (Filadélfia e Laodicéia). Amor fraternal. Mundo fértil em conhecer. Os direitos dos povos. Moody. Wesley. Os reformadores. Países inteiros alcançados. Novo rumo. Desgraçado. Miserável. Pobre. Cego. Nu. Vinho novo. A bênção do Espírito Santo. “Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente!” (Ap. 3:15).
Conclusão
A história da igreja fiel está para se concluir. Como em Caná da Galileia, também se dará por meio de uma festa de casamento. As virgens prudentes estão prontas e vigilantes. Elas carregam azeite adicional. Fogo. Calor. Luz. Fé com compromisso. As virgens imprudentes não têm azeite de reserva. Estão adormecidas. Passamos por provas. Esperamos o grito: “Aí vem o esposo, sai-lhe ao encontro”.
O mundo dormente não tem interesse pela pátria celestial. Como nos dias de Noé, pessoas identificadas com este mundo estão despercebidas. Fazem festas, casam-se, dão-se em casamento. Como na noite de Belém, quando o Salvador nasceu. Os sinais evidenciam. A igreja fiel vive em prontidão. Jesus logo virá. Conscientes, temos um brado: Maranata! Ora vem Senhor Jesus!