HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
093 – Confissão de Pecados (Ne. 1)
 

“De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos...” (v. 7).

Introdução

Neemias faz uma oração de confissão de pecados. Do povo e da casa do seu pai. Ele se inclui. Quando o pecado não é confessado, levanta-se uma barreira entre a pessoa e Deus. Pecado tem nome. Mesmo que não o praticando, se o pecado não foi confessado diante do Senhor, ele ainda arrastará a pessoa de volta às praticas que não são agradáveis a Deus. 

O povo havia se corrompido. Não guardaram a Palavra, nem deram ouvido aos profetas. Desobedientes, tiveram por consequência a ida para o cativeiro. O Senhor levanta Neemias para uma nova tomada de posição e mudança de vida. Uma grande obra ia ser feita e uma enorme oposição se levantaria. A oração de confissão foi o escape de Deus para libertá-los.

Desenvolvimento

“De todo nos corrompemos contra ti”. Corrupção. Fazer errar. Desobediência. Pecado. Negligenciar. Tornar-se desagradável a Deus. Ter a relação com Deus rompida. Estar sozinho e vulnerável. Perder a comunhão e a alegria da grande salvação. Morte espiritual. “Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades” (Sl. 51:9).

“e não guardamos os mandamentos”. Desprezam a Palavra do Senhor. Não deram o devido valor à Palavra. Tornaram-na sem importância, algo comum e secundário. De pouco valor. Sem eficácia. Morta. Não deram crédito. Veio o grande prejuízo. Perdas lastimáveis. Choro. “Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra” (Sl. 139:67).     

“nem os estatutos, nem os juízos”. Abandonaram o profético. Desprezaram as profecias. Não deram ouvidos. Perverteram o juízo. Tornaram-se abomináveis e cruéis. Perseguiram e mataram os profetas. Ficariam impunes? De modo algum. Veio o juízo sobre eles e seus filhos. “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos” (Sl. 139:71).     

“que ordenaste a Moisés, teu servo”. O Senhor passou a Moisés todas as orientações para o povo, narrando as bênçãos que ele, povo, receberia, se obedecesse à Lei. Assim, caso eles fracassassem em obedecer, receberiam maldições. O povo faria sua escolha. A bênção ou a maldição. “Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal” (Dt. 30:15).

Conclusão

O Senhor se agrada da sinceridade do coração humano e de quando o homem humildemente confessa os seus pecados nomeando-os. O Sangue de Jesus nos justifica e nos inocenta. As janelas dos céus se abrem. Podemos assim trilhar o novo e vivo caminho seguramente. Assim, a comunhão é restabelecida e estamos em condições de ir aos pés do Senhor com as nossas petições.

Como Neemias, também estamos num trabalho de reconstrução. As brechas estão sendo tapadas. Uma nuvem escura paira sobre o mundo. Vivemos o momento mais escuro da noite. A igreja vai ser luz ou vai ser pisada pelo mundo? Estamos fazendo uma grande obra. Tremenda é a oposição. Os inimigos se levantam. Mas resistimos. Logo o novo dia vai raiar!

“Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão” (Ne. 1:10).