HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
089 – O Segredo de Deus (Ne. 2)
 

“E, de noite, me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado” (v. 12).  

Introdução

Neemias estava em Jerusalém com o propósito de reedificar os muros de Jerusalém, esteve ali três dias. Uma grande oposição se levantaria. Estava convicto de sua responsabilidade, tinha poucos para o ajudarem. Definido, discreto e cuidadoso, guardou no seu coração o segredo que Deus lhe revelara. Tinha consciência que o Senhor iria direcionar todas as coisas. A obra teria que ser feita.  

Desenvolvimento

E, de noite. Momento profético de trevas e escuridão. Tempo de grandes provas. A igreja fiel tem consciência do instante que passamos. O trabalho era de reconstrução. Neemias fora chamado para uma importante tarefa. E era de noite. Tipologia do instante profético que vivemos. “De noite busquei na minha cama aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não achei” (Ct. 3:1).

Me levantei, eu e poucos homens comigo. Definição. Momento decisivo. Neemias se pôs de pé. Uma grande obra ia ser feita. Os recursos e a mão de obra eram escassos. Como nós, Neemias dependia de um milagre. Contava com a intervenção do Senhor. Havia o sentimento de prontidão no seu coração. Os valentes se apresentaram. “... põe-te de pé, e falarei contigo” (Ez. 2:1).

“E não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração”. Neemias guardou no seu coração o segredo. Não expôs o mistério. A revelação é algo valioso, uma informação preciosa que não poderia ser divulgada, para não comprometer o projeto de reconstrução. As brechas seriam tapadas, os reparos seriam feitos. “... e a betumarás por dentro e por fora, com betume” (Gn. 6:14).

“E não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado”. Os recursos materiais eram poucos. Animal somente o que Neemias estava montado. Neemias estaria sob o governo, sob as rédeas, sob a direção do Espírito Santo. A obra sobrevive destes valores. “Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas que é isto para tantos?” (Jo. 6: 9).

Conclusão

O trabalho de reconstrução não é uma tarefa simples. É noite. Alta noite. O mundo em trevas se distancia das coisas de Deus. A igreja fiel tem consciência da sua responsabilidade de fazer a obra do Senhor. Estamos definidos. Não somos muitos e a peleja não é nossa, do Senhor é a guerra. Temos os recursos e nada nos tem faltado, vivemos na dependência do Senhor. Vivemos todos os dias de milagres. O Senhor é um Deus supridor, é Deus provedor.