HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
MENSAGEM 081 - Jeremias no calabouço, Jr. 38
 

081 - Jeremias no calabouço - Jr. 38:6-10

Introdução

Conhecido como profeta chorão, se opôs à apostasia do povo. Experimentou uma profunda tristeza com a indiferença de Judá as advertências, vendo-os tornarem-se reféns dos terríveis juízos que estavam por vir.  Foi usado por Deus para despertar o povo para suas falhas. Era um momento difícil, havia muito medo e insegurança. O povo preferia viver na ilusão de que a situação seria resolvida a aceitar a verdade que estava sendo proclamada. Preso, foi lançado num calabouço onde não havia mais água, mas somente lama.

Foi abandonado numa situação que certamente o levaria à morte. Hoje o mundo também vive momentos de angústias e incertezas, desprezando as profecias bíblicas. Muitos estão se perdendo. Não entendem os motivos de estarem vivendo tempos tão difíceis e trabalhosos. Não aceitam a verdade. Preferem viver no engano de que tudo vai se resolver e de que dias melhores virão, quando a realidade profética evidencia exatamente o contrário.

Desenvolvimento

Calabouço de Malquias

Uma cisterna do filho do rei. Era para ser uma fonte de água, mas estava seca e cheia de lama. Jesus é a fonte das águas vivas, que sacia a sede da alma do homem. O evangelho pregado hoje, quando fora da revelação do Espírito Santo, é como uma cisterna seca onde a pregação da Palavra é na letra, sem a inspiração do Espírito Santo. Uma igreja sem a Palavra de Deus revelada pelo Espírito Santo, deixa de ser a fonte das águas vivas para se transformar numa prisão de ideologias vazias e infrutíferas.

Jeremias no calabouço

O adversário sempre tentou esconder a profecia. Ele tem feito tudo para que o homem não tenha contato com a Palavra de Deus revelada. No passado estava escondida nos mosteiros, longe do povo. Coube a Martinho Lutero o trabalho de tradução e impressão da Bíblia, e assim todos passaram a ter acesso a Palavra de Deus. A tática do adversário agora é a de esconder a revelação, a profecia. O evangelho nos dias atuais está sendo pregado por alguns de forma contaminada, está sendo distorcido pelos interesses humanos.

Tornou-se um balcão de negócios. Como a cisterna de Malquias, a pregação do evangelho algumas vezes está vazia e não atende aos seus propósitos. Sem água e na lama, Jeremias iria morrer se continuasse naquele estado. A igreja que não tem a presença e manifestação do Espírito Santo, onde reina apenas a vontade do homem, esta igreja não tem a revelação da Palavra de Deus. Quem passava pelo pátio da guarda não via Jeremias, pois ele estava no fundo da cisterna, sem água, sem pão e na lama. Muitos estão vivendo assim, não estão compreendendo o momento profético que o mundo esta vivendo nesta última hora.

Ebede Meleque, o Etíope

Um homem tomou conhecimento da situação de Jeremias e foi interceder ao rei por ele. Quem tem feito este papel de defender a profecia é o Espírito Santo, que tem trabalhado para convencer e resgatar o homem, revelando a ele o plano profético de Deus.

Trinta homens

O rei determinou que trinta homens ajudassem Ebede Meleque a resgatar Jeremias. É o chamado que o Senhor tem feito aos seus servos para trabalhar na Obra do Espírito Santo, que vivem no corpo a doutrina confirmada pela Trindade. O objetivo da Igreja é trabalhar para apresentar ao homem a Palavra de Deus, revelada, sob o governo do Espírito Santo. Trabalho de trinta homens, número muito maior do que o necessário para tirar Jeremias da cisterna.

Trapos e roupas velhas

Descartamos nossas roupas velhas quando recebemos roupas novas. Ebede Meleque, tipo do Espírito Santo nos convenceu dando-nos uma nova perspectiva. A Igreja vive a cada dia uma grande experiência, as misericórdias do Senhor que se renovam a cada manhã, pois grande é a fidelidade de Deus.

Cordas e vestes velhas

Uma corda e vestes velhas (tipologia de Jesus) são utilizadas para resgatar Jeremias da lama do fundo do calabouço. Jesus levou sobre si a culpa que nos era imputada. Seu sacrifício na cruz abriu para nós um novo e vivo caminho. A salvação faz nascer um novo homem. Quando deixamos o Espírito Santo governar a nossa vida “nossos trapos de imundície são retirados”, nossas vestes são mudadas, somos transformados e uma nova mentalidade é gerada, surgindo assim uma nova criatura em Cristo Jesus, para o louvor e glória de Deus.

Jeremias ficou no átrio da guarda

É função da Igreja nesta última hora divulgar a Palavra de Deus revelada pelo Espírito Santo. O átrio da guarda fala da Igreja que tem a profecia e o privilégio de ter acesso ao palácio real. É o lugar onde o Espírito Santo tem liberdade para revelar o mistério que Deus tem para os seus servos, os profetas.

Conclusão

Queda, destruição, derrota são as consequências da desobediência. Jeremias experimentou uma tristeza aguda quanto a indiferença do povo acerca do que o Senhor falava. Chorou amargamente os terríveis juízos que estavam por vir. A dureza e a incredulidade tornam o homem insensível a voz de Deus e estão ligadas aos infiéis. Apesar dos insistentes avisos da iminente destruição, o povo não quis dar ouvidos a voz do Senhor. Haveria alguma semelhança com os dias atuais?

Lamentavelmente uma multidão caminha a passos largos para a perdição eterna. Deus opera uma grande Obra nestes últimos dias. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap. 3:13). Quando o homem reconhece e confessa as suas falhas, Deus sempre está pronto para perdoá-lo e salvá-lo. A porta da graça está aberta, ainda há esperança, pois sempre haverá um remanescente fiel.

“Vós, que escapastes da espada, ide-vos, não pareis; de longe lembrai-vos do Senhor, e suba Jerusalém ao vosso coração” (Jr. 51:50).