HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
069 - Davi, amado do Senhor - Sl. 23
 

069 - Davi, amado do Senhor - Sl. 23

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (v. 1).

Introdução

O nome de Davi que significa: “Amado” identifica a obra que Deus amou. Filho de Jessé o belemita, a profecia de Miquéias 5:2, que falava a respeito da raiz de Jessé, e de Belém de Judá (a casa do pão) figuras que apontavam para o Senhor Jesus, o pão da vida. As características de Davi e suas experiências, a maneira como Deus o usou em toda a sua vida, profeticamente apontam para Jesus e sua Igreja. Ele sabia de um modo especial valorizar o seu relacionamento com o Senhor.  A OBRA DE DAVI é tipo daquele que faz a vontade do Senhor em sua vida.

Desenvolvimento

Era belemita. Belém era a aldeia onde tinha nascido. Significa “casa do pão”. O nome tinha um sentido profético, pois foi lá que o Senhor Jesus, o “pão da vida” nasceu. Menor da casa do seu pai. Era pastor de ovelhas. Conhecia sua estrutura, suas fraquezas e seus limites. Valente, destemido, corajoso para realizar a obra do Senhor. Enfrentava os embates, não confiando em si mesmo, mas no Senhor. Davi não recuava diante dos problemas e dos perigos mas buscava ao Senhor e depositava nEle a sua confiança.

Sua valentia não estava na sua capacidade, mas no poder do Espírito do Senhor. Tinha nobreza de caráter, integridade e respeito. Quando o seu adversário tomba, lamenta profundamente (Saul). Ungido do Senhor, Davi amava e respeitava a unção. Recebeu afrontas e injustiças. Teve problemas graves na sua família. Chorou amargamente a perda do seu filho. Responsável, honrado, generoso. Reconhecia o valor dos amigos fieis. Sabia cumprir compromissos assumidos (Mefibosete).

Era cheio de ânimo, fervoroso e diligente na realização da obra do Senhor. Não se acomodava, pois no seu coração a chama do Espírito Santo estava sempre acesa. Mesmo quando as circunstâncias se apresentavam desfavoráveis, a sua confiança estava no Senhor. Era homem de combate, forjado nas batalhas, experimentado. Buscava no Senhor todas as estratégias para as guerras. Sabia lidar com os reveses e as adversidades. Não fugia dos embates. Davi estava preparado para a luta e acostumado com as batalhas.  

Tipo do servo desta Obra. Todas as coisas consultava ao Senhor. Simples. Modesto. De gentil presença. Agradável diante de todos. De bom testemunho. Sisudo em palavras, prudente, seguro.  Tinha gratidão no seu coração. Sua esperança estava no Senhor. Era instrumentista. Escolhido por Deus para a realização da sua Obra. Humilde. Sensível. Poeta. Amava louvar ao Senhor. Escolhido pelo Senhor para uma missão nobre: governar Israel. Como todo homem, teve as suas falhas; algumas graves. Quando repreendido pelo Senhor, soube reconhecer seus erros e confessar o seu pecado (Salmo 51). Era um homem de oração. Tinha intimidade com Deus.

Conclusão

Davi tinha consciência da sua responsabilidade diante de Senhor. Foi abalado por problemas familiares e pela sua tragédia pessoal. Assim, como então uma pessoa poderia ser descrita como "um homem segundo o coração de Deus”? O segredo de Davi estava na maneira como ele consagrou a sua vida ao Senhor e na capacidade de descer ao pó do arrependimento, da humilhação e em pedir perdão a Deus.

“Dedicação não significa perfeição.” Apesar de todas as dificuldades e erros cometidos, Davi viveu uma vida extraordinária de fé, de comunhão e de grandes experiências com Deus. Morre, deixando para o seu filho Salomão um legado: “Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. E guarda a observância do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos...” (I Reis. 2:2-3).