HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
064 - Primeira Viagem Missionária de Paulo - At. 13:4 a 14:27 (Parte 2)
 

Entre os anos de 46 e 48 depois de Cristo. “... disse o Espírito Santo: apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado” (At. 13:2). Na orientação do Espírito Santo, não na orientação de organizações dos homens, mas através de jejuns, orações, imposição de mãos, em pleno uso dos Dons Espirituais no Corpo, partiram Barnabé e Paulo comissionados pela Igreja do Senhor. De Antioquia para Seleucia, às margens do rio Orontes, saiu o navio para o primeiro ponto: Chipre uma ilha a 85 km a oeste da Síria e lá em Salamina Paulo falou nas várias sinagogas.

Em Pafos duas coisas aconteceram.  Primeiro: Confronto do poder de Deus com o poder do mal. Elimas, um falso profeta, mágico, tenta desviar da fé o Procônsul Sérgio Paulo que ouvia atentamente a Palavra. Elimas foi atingido de cegueira por algum tempo. Eram os sinais cooperando com os apóstolos conforme Jesus prometera. Era também um sinal profético dado por Paulo, sobre o povo judeu, que seria ferido de cegueira espiritual. Ficarás cego sem ver o sol por algum tempo. Simão, o judeu que resistia ao Espírito Santo e não aceitava o Senhor Jesus, era tipo da nação que rejeitou o Senhor “veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (Jo. 1:11). Ficou cego por algum tempo sem ver o sol, também os judeus estão sem ver o sol, o Senhor Jesus, mas um dia verão o que traspassaram e como Paulo disse, serão livres da cegueira. Segundo: A mudança do nome. Saulo passou a ser Paulo.

Perge na Ásia Menor era a capital da Panfília. Separação de Paulo e Barnabé de João Marcos, que os havia acompanhado desde Antioquia e agora em Perge resolveu voltar para Jerusalém. A Palavra não fala de nenhum acontecimento nesta cidade a não ser do incidente referido a separação de João Marcos que foi um ato da vontade do homem. O Espírito havia separado os dois; Barnabé chamou João Marcos (eram parentes) e por isso houve lutas.

Antioquia da Pisídia, na Ásia era grande centro comercial e político. Paulo pregou com grande poder aos judeus, num sábado, mostrando desde o livramento do povo do Egito até o Messias e a justificação pela fé e não pela lei (At. 13:39). Duas vezes pregou na sinagoga a convite dos próprios judeus e desta segunda vez quase toda cidade foi ouvi-los, o que provocou a inveja dos religiosos. Paulo apelou aos gentios e todos que abriram os corações converteram-se. Lançados para fora da cidade, partiram deixando uma igreja.

Em Icônio, leste da Antioquia, pregaram com poder convencendo tanto judeus quanto gentios e novamente perseguidos tiveram que fugir, porém cheios de alegria. Em Listra, cidade a 35 km próximo de Icônio, cidade da província de Licaonia, aí se operou a cura de um coxo que o era desde o ventre da sua mãe. O povo ovacionou Paulo e Barnabé e trouxe-lhes oferendas para sacrificar-lhes, pois os tiveram por deuses. Chamaram Júpiter e Barnabé e Mercúrio a Paulo. Rejeitando a adoração, os servos pagaram um alto preço, pois o inimigo mudou a tática; adoração aos apóstolos ou apedrejamento. Tentou a primeira e foi recusado, então não conseguindo amizade passou ao terror. Paulo foi apedrejado e tido como morto, arrastado para fora da cidade. Nesta ocasião é que lhe é atribuído o arrebatamento que teve registrado em II Cor. 12:2-10. Socorridos pelos irmãos, Paulo e Barnabé continuam a missão seguindo para a cidade de Eunice, mãe de Timóteo. Em Derbe foram feitos muitos discípulos.

Regresso da primeira viagem

Voltaram pelas mesmas cidades, confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecerem firmes e evidenciando um fato: o importante era entrar no reino de Deus. Anciãos foram eleitos em cada igreja e o evangelho estabelecido. Passaram pela Pisídia, Panfília, anunciaram a Palavra em Perge e em Atália que não recebeu visita na ida e dali regressaram ao ponto de partida, Antioquia, cheios de alegria, tendo cumprido a ordem que o Espírito Santo lhes havia dado através do Corpo.