HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
061 - Gloriamo-nos na Paciência (Rm. 5:4)
 

Introdução

Somos justificados pela nossa fé em Jesus. Ao abraçarmos o projeto da grande salvação temos entrada a esta graça que fundamenta nossa vida. A nossa esperança se firma nestas verdades eternas. Mas tribulações e aflições nos sobrevêm, fazem parte do processo da nossa  dependência do Senhor. Elas são necessárias, pois evidenciam nossa fragilidade. A paciência passa a ser um grande ensino, gerando as experiências, que são imprescindíveis ao nosso amadurecimento e aperfeiçoamento. As experiências geram a esperança, e assim recomeça o ciclo da nossa carreira, nossa jornada, nossa caminhada com Deus.

Desenvolvimento

Gloriamo-nos na paciência. Exercício da fé. O evangelho de Lucas fala disto. A espera é um exercício de paciência, e não gostamos, mas é necessário. Na oração fugimos do imediatismo e da pressa. Está escrito em Hebreus 12:1 “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”. A palavra “paciência” nesse versículo significa tolerância. Corremos quando pacientemente perseveramos na fé, nos encorajando a compreender que as provações são a forma que Deus usa para aperfeiçoar a nossa paciência, que se desenvolve e fortalece ainda mais quando descansamos na perfeita vontade de Deus, no seu tempo profético.

Ao desenvolvermos a nossa salvação em Jesus, a nossa paciência é recompensada; assim contamos os nossos dias na expectativa do precioso, do melhor que está por vir. Como cidadãos da pátria celestial, temos a garantia quando trabalhamos na causa de Jesus, visando despertar as pessoas para o projeto eterno de Deus para livramento do homem. Jesus breve virá! Os sinais evidenciam isto. O mundo está dormente e despercebido. A igreja em ativa vigilância aguarda pacientemente, discernindo o momento profético que antecede o grande dia: “Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima” (Tg. 5:7-8).

Conclusão

Deus tem sido paciente conosco. O Espírito Santo tem nos ensinado o exercício da paciência. Mais do que falar, precisamos aprender a ouvir. Ouvir Deus falar. Saber ouvir as pessoas falarem. Não é uma tarefa simples. A paciência nos disciplina, nos molda, nos aquieta. A paciência é um exercício de fé e coragem. Esperar no tempo de Deus, pois tudo Ele fará conforme o seu querer. Simeão, servo do Senhor, recebera a revelação de que não morreria sem antes ver o Cristo, o Senhor. Pelo Espírito foi ao templo e disse: “Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua salvação” (Lc. 2:29-30).