HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
060 - Gloriamos nas Tribulações - Rm. 5
 

Introdução

Somos justificados pela nossa fé em Jesus. Ao abraçarmos o projeto da grande salvação, nós temos entrada a esta graça que fundamenta a nossa vida. A nossa esperança se firma nestas verdades eternas. Mas tribulações e aflições nos sobrevêm, fazem parte do processo da nossa dependência do Senhor. Elas são necessárias, pois evidenciam a nossa fragilidade. A Paciência passa a ser um grande ensino, gerando as experiências, que são imprescindíveis ao nosso amadurecimento e aperfeiçoamento. As experiências geram a esperança, e assim recomeça o ciclo da nossa carreira, da nossa jornada, da nossa caminhada com Deus.

Desenvolvimento

Gloriamos nas tribulações. Aflições, provas e dores. Servo sofredor. O evangelho de Marcos mostra com detalhes tudo isto. Jesus é o exemplo. Como ovelha muda foi levado ao matadouro. Não abriu a sua boca. Suportou todas as afrontas por amor à nossa vida. Ele havia alertado seus discípulos sobre a questão “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo. 16:33). Jesus venceu o mundo e sua fúria. A sua igreja também está vencendo. Nossos irmãos da igreja primitiva viveram assim, eles deram as suas vidas por amor ao evangelho.

Em Hebreus 11 temos detalhes destas tribulações. Homens e mulheres dos quais o mundo não era digno, valentes que deram suas vidas em prol da causa de Jesus: “Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra” (Hb. 11:33-38).

Conclusão

As tribulações forjam o nosso caráter de servo. Jesus Cristo deu o exemplo perfeito "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm. 5:8). As provações e as tribulações fazem parte do processo de aperfeiçoamento pelo qual passamos. A palavra de ordem para nós é perseverar. Não podemos retroceder. Assim nossa fé é provada. Finalmente, como Paulo, podemos afirmar com toda nossa convicção "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl. 4:13).