HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
049 - Não Sabemos - Tg. 4
 

049 - Não Sabemos - Tg. 4

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (v. 14).

O que acontecerá amanhã (FUTURO)

O que acontecerá amanhã nós não sabemos. Não temos conhecimento do futuro, este nos é desconhecido, o futuro pertence a Deus. O amanhã ainda não chegou, está nas mãos do Deus Criador do Universo. Ainda que alguém queira desvendá-lo, prognosticá-lo, somente tomaremos conhecimento do futuro pela revelação do Espírito Santo. O amanhã torna-se então motivo de grande inquietação, preocupação e angústia. O que acontecerá amanhã? Sofremos querendo nos transportar, transcender para o futuro.

Fazemos conjeturas (hipóteses, suposição, juízo), mas isto é gasto inútil de energia e de tempo. Temos aprendido que competem a nós, aqueles que buscam saber a vontade de Deus para suas vidas, cabe esperar e descansar no Senhor quanto ao futuro. Tudo está sob o controle e governo de Deus. “Tu, porém, vai até ao fim; porque repousarás, e estarás na tua sorte, no fim dos dias” (Dn. 12:13). A profecia nos remete ao futuro. Aguardamos o cumprimento dela, da profecia maior: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir” (Mt. 25:13).         

Vapor que aparece por um pouco (PRESENTE)

A vida é uma dádiva de Deus, um presente de cada dia, de todos os dias. A vida é um presente do Senhor, dado pela sua bondade e misericórdia. Não merecemos, somos premiados. Dívida que não tem como pagar. Tudo pela soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus. Herança que não merecemos (eternidade). Mordomia. Administrar bens alheios. Fidelidade. Experiência diária com Deus. Experiência com fogo. Amor a Palavra. Amor a Jesus. Amor a Obra. “Porque nele vivemos (Jesus), e nos movemos (Espírito Santo), e existimos (Pai)...” (At. 17:28).          

Depois se desvanece (PASSADO)

Esquecimento. O que ficou para trás. Memórias que o tempo apagará. Como referência pode ter alguma utilidade, nada mais. “Moisés, meu servo é morto; levanta-te, pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, a terra que eu dou aos filhos de Israel” (Js. 1:2). Os homens passam. Para poupar Moisés, o Senhor o recolhe. O ancião sai de cena, e o Senhor chama o menino. O projeto teria a sua continuidade, sob gerenciamento e diretriz do Senhor. O registro do trabalho efetuado iria permanecer, mas a     glória e a honra são para o Senhor. Nele todas as coisas se completam.

HOMEM = FUTURO + PRESENTE + PASSADO

PLANO ETERNO = PASSADO + PRESENTE + FUTURO (eternidades passada, presente e futura)

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje e eternamente” (Hb. 13:8).

Ele tem o controle de tudo. Tudo está em suas mãos. A história do homem, a história da nossa vida, tudo está nas mãos de Deus. Ele governa soberano. Tudo atende ao seu mandar, a sua determinação. Mas Deus dá o livre arbítrio ao homem, e as escolhas que o ser humano fizer terão as suas consequências. Ainda assim Deus tem o mundo em suas mãos.
Mas o homem projeta-se no futuro, e muitas vezes deixa de viver o presente, pois as suas muitas inquietações o remetem ao futuro. Queremos viver no futuro, esquecemo-nos do presente e nossa vida passa tão rapidamente, passa como num piscar de olhos, passa como um sopro de vida! Assustamo-nos, pois os anos passam rapidamente: cinquenta, sessenta, setenta anos. Cansamos. Voamos! Mudamos, envelhecemos e passamos. Lei natural da vida! Limites impostos. Como o salmista, precisamos aprender a contar os nossos dias de tal forma a alcançar corações sábios, considerar o que realmente tem valor.

Aleluia! Jesus é o mesmo (tempo presente) ontem, hoje, e eternamente! O Senhor do tempo e das estações. O dono e autor da beleza que chamamos vida! Autor do mistério da vida! Com Jesus, o autor da vida, está o segredo que somente iremos compreender completamente, na sua totalidade, quando adentrarmos nos portais da glória e cairmos aos pés do nosso salvador, do autor e consumador da nossa fé. A Ele, toda adoração, toda glória, todo louvor, toda majestade e toda honra. Voaremos. Amém e amém.