“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos”.
(Salmo 39:23)
Introdução
Davi pede ao Senhor para avaliar a sua vida interior. Coração. Sentimentos. Mente. Pensamentos. Nada da vida exterior, da aparência. Tinha consciência da sua responsabilidade como servo. Primava para que seu relacionamento com o Senhor se estreitasse mais e mais. Sabia a importância, compreendia que tudo estava patente aos olhos do Senhor. Desejava que o Senhor o testasse, pois as provas forjam o caráter do servo. As experiências nos capacitam para o enfrentamento às oposições que visam minar nossa vida de intimidade com Deus.
Desenvolvimento
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração...”.
Pedido para que o Senhor o avaliasse. O profundo do coração, a sede dos nossos sentimentos. O íntimo da alma. Como Davi, também sabemos que o Senhor tem conhecimento de todas as coisas. Nada foge ao seu olhar. Deus sabe tudo ao nosso respeito. Quando éramos massas informes no ventre da nossa mãe, Ele já nos conhecia. Fomos escolhidos. Não por sermos os melhores; mas o Senhor viu a nossa grande necessidade. Por muito nos amar, nos chamou para sua presença. “Não me escolhestes vós a mim, mas eu que escolhi a vós...” (Jo. 15:16).
“... prova-me, e conhece os meus pensamentos”.
Seu pedido era para que o Senhor o testasse. Ao ser tocado pelo Senhor, aprenderia sobre o seu amor e a sua grande misericórdia. As provas nos aproximam de Deus. Elas são necessárias e fazem parte do aperfeiçoamento, do crescimento e da maturidade na presença do Senhor. Assim temos a nossa mente firmada no Senhor e nas suas promessas; sem oscilações e inconstância. Convictos e seguros podemos marchar. Sabemos em quem temos crido. “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti” (Is. 26:3).
Conclusão
O Senhor conhece nossos anseios e necessidades. Ao sermos sondados, Ele nos acumula de grandes benefícios e cuidados. Deus tem prazer em atender o clamor dos seus servos, que buscam nEle as respostas para os desejos do seu coração. No Senhor somos enriquecidos e aperfeiçoados; as provas fazem parte da nossa vida prática diária. Somos forjados e estimulados, pela ajuda do Espírito Santo, a marchar pela carreira que nos foi proposta. “Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará” (Hb. 10:37).