HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
036 - Posto em agonia - Lc. 22
 

036 - Posto em agonia - Lc. 22       

“E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão” (Lc. 22:44)           .

Sofrimento intenso. Posto em agonia. Grande angústia. Todos nós estamos sujeitos a passar. Intenso stress. Grande desconforto. Grande tristeza. Uma traição. Uma perda irreparável. Uma grande dor.  “E se assentaram juntamente com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande” (Jó 2:13).   

Única saída. Orava mais intensamente. Única alternativa. Buscar em oração. Precisamos orar mais. Oramos pouco. Obreiros, pregadores, oramos pouco. “A vida de oração começa no lugar da angústia, onde tomamos a decisão para a vida”. A Palavra nos ensina que devemos buscar ao Senhor. “Orai sem cessar” (1 Ts. 5:17). Isto é, orar mais intensamente. Sem interrupções. Continuamente. Todos os dias. Davi era um homem de oração. No salmo 142 ele está em grande perigo, perseguido por Saul. Grande stress e angústia. “Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia” (v. 2). ”Tira a minha alma da prisão...” (v. 7).     

Jesus entrou em agonia no Getsêmani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. Grande sofrimento. Seu suor tornou-se grandes gotas de sangue. O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas, com a precisão de um clínico. O suar sangue, hematidrose, é um fenômeno  raríssimo. É produzido em condições excepcionais; para provocá-lo é necessária uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo.

O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens esmagou Jesus. “Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra” (Relato do Dr. Barbet, médico francês, professor-cirurgião, sobre a agonia de Jesus).

Nós, servos, segundo Paulo, cumprimos o resto das suas aflições. Estamos descobrindo que a agonia nos leva a uma vida de mais oração. Isto muito nos importa. Isto nos comove. A Obra do Espírito Santo é gerada na vida do homem no momento de uma grande necessidade. No momento de sofrimento e agonia. Aí ele compreende. Ele descobre que a sua alma tem sede do Deus vivo. A frieza espiritual busca atingir a igreja. O mundo e o que ele produz, toda esta moderna tecnologia, a excelência e o muito conhecer, buscam de todas as formas minarem nosso relacionamento com Deus. Não podemos nos conformar com este estado de coisas.

Por isto a importância das vigílias. Temos que achar tempo para oração. Precisamos orar mais. Precisamos buscar o Senhor. Esta é a nossa hora. Deus nos chamou para este tempo. Não podemos recuar e permitir que o desânimo, a preguiça e a falta de coragem tomem conta da nossa vida. Temos que avançar. Temos muita terra para ser conquistada. Deus nos comissionou para isto. “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Js. 1:9).