HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
031 - Confissão e Súplica - Salmo-51 Parte-1
 

031 - Salmo 51, parte 1, confissão e súplica

Davi, em hebraico quer dizer "querido", "amado". Foi o maior rei de Israel, teve muitas glórias e grandes vitórias. Naquilo que ele não pecou é tipo de Jesus, tipo da Obra. Cometeu faltas graves. Neste salmo, ele reconhece suas falhas e derrama a sua alma perante o Senhor clamando pela sua grande misericórdia e bondade. “Com a minha voz clamei ao Senhor; com a minha voz ao Senhor supliquei” (Sl. 142:1).

1 “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas trangressões, segundo a multidão das tuas misericórdias”
(v.1). Apela pelas muitas misericórdias e benignidades do Senhor. Ele sabia que podia contar com isto. Apaga minha maldade, clamava. Lança no  teu esquecimento. Desconsidera o meu pecado, ele suplicava. Ele tinha conhecimento da misericórdia do Senhor.  

2 “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado”
(v.2). Clamor pelo sangue de Jesus. Limpeza completa e total. Purificação. O pedido do necessitado, que reconhecia e confessava sua maldade.  

3 “Poque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim” (v.3). Davi não ignorava as suas transgressões. Ele tinha plena consciência do seu erro. Todo homem sabe perfeitamente distinguir o certo e o errado, o que convém e o que não convém. Deus o criou com intelingência para distinguir as coisas que são das que não são.   

4 “Contra ti, contra  ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares” (v.4).
Davi reconhece que a sua falha fora grave. Pecado não agrada ao Senhor. Quando o Senhor o repreende, através do profeta Natã, com humildade, tristeza e muito pesar, Davi confessa: “...Pequei contra o Senhor...” (2 Sm.12:13).

5 “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” (v.5).
Traz a memória a formação do homem. Fomos formados em pecado e concebidos assim.  “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm. 3:23).

6 “Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria” (v.6).
Ele expõe com sinceridade o seu coração. Davi era sensível as coisas de Deus. Era homem de intimidade com o Senhor. Sabia da importância do seu relacionamento com Deus e das consequencias que a desobediência traz.

7 “Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me e ficarei mais alvo do que a neve” (v.7).
Sabia da importância de ter uma vida redimida. Davi era homem de oração. Nós somente somos justificados pelo precioso sangue de Jesus, purificados pelo sangue do cordeiro.   

Todo homem esta sujeito a errar. Imperfeições, limitações e falhas fazem parte da nossa vida. Não foi diferente com Davi. Teve reconhecimento do seu pecado e sincero arrependimento. As conseqüências vieram. Teve problemas enormes com sua família. A despeito de ser pastor de ovelhas, teve enormes dificuldades de pastorear a sua casa. Mas sobre todas as coisas foi vencedor. No fim da sua carreira, conclui de modo extraordinário, exaltando e glorificando ao Senhor; “Disse, pois; o Senhor é meu rochedo, o meu lugar forte, o meu libertador” (2 Sm. 22:2).