HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
020 - Alegria da Salvação - Tg. 5
 

“Está alguém contente? Cante louvores” (v. 13b)      

Alegria. Sentimento de satisfação completa, de regozijo, de gozo, de felicidade. Grande júbilo. Está diretamente ligada ao projeto da salvação em Jesus. “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor. E o meu espírito se alegra em Deus meu salvador” (Lc. 1:46-47). A felicidade e o privilégio de trazer ao mundo o salvador. Ela compreendeu a grandeza do seu chamado. Maria é tipo da igreja fiel, que tem a responsabilidade e foi comissionada para apresentar ao mundo o salvador. Os pastores de Belém, que guardavam o seu rebanho, durante as vigílias da noite, ouviram do anjo do Senhor: “... Não temais porque eis aqui vos trago novas de grande alegria...” (Lc. 2:10). Enquanto Belém dormia, os pastores estavam vigilantes, atentos para aquele momento tão importante. Vivemos assim também. Atentos nesta hora alta da noite.

Louvamos ao Senhor porque, ao descobrirmos o tesouro da grande salvação a sentença de morte foi tirada da nossa vida. Nada é mais precioso. Nada é mais importante. Isaias 12:3 “E vos com alegria tirareis águas das fontes de salvação. Jesus é a fonte. Nele saciamos a nossa sede. Nele alcançamos o projeto da vida eterna.

O projeto da salvação é algo que precisa ser aperfeiçoado todos os dias. Neemias chegou a Jerusalém, e esperou três dias para começar o trabalho. Ele saiu de noite, levando poucos homens, percorreu a cidade de Jerusalém, fazendo vistoria dos muros. Logo veio a oposição dos povos vizinhos, queriam intimidar e impedir a obra. O muro foi edificado, as brechas foram tapadas e as portas levantadas. Estabelecido os porteiros, os cantores e os levitas. Feito o registro das genealogias dos que voltaram para Jerusalém. Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, e a leu desde a alva até ao meio-dia. Todo povo chorava ouvindo as palavras do livro da Lei. Ouviram: “Ide, comei as gorduras e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não teem nada preparado par si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Ne. 8:10). Celebraram a festa dos Tabernáculos “...fizeram cabanas e habitaram nas cabanas; porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia. E houve mui grande alegria” (Ne. 8:17).   

Mas corremos riscos e podemos cometer falhas e pecarmos. Assim a alegria se vai. Aconteceu com Davi, cometeu duas faltas graves. No salmo 51 ele confessa o seu pecado. No verso 8 ele clama “Faze-me ouvir júbilo e alegria...”. Uma das consequências mais drásticas do pecado é a perda da alegria, do júbilo. Ela se afasta, e o homem experimenta a tristeza, a dor e a solidão. Verso 12, diz: “Torna a dar-me a alegria da tua salvação...”. Ele a perdera. Pedia restituição. Dar-me novamente. A alegria da salvação aviva a nossa alma e nos traz saúde espiritual. Sentido de viver.          

A alegria é uma das maiores evidências da grande salvação. Por isto cantamos louvores. No salmo 100, diz: “Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com canto” (versos 1 e 2). Festa de todos os dias, de todos os momentos, de todos os cultos. A festa da igreja fiel. “Entrai pelas portas dele com louvor, e em seus átrios com hinos; louvai-o, e bendizei o seu nome” (verso 4). Entrar pelas portas, testemunho da salvação, alegria, gratidão, proclamando ao mundo esta verdade eterna, e buscando fazer as pessoas compreenderem o grande amor de Deus, na pessoa bendita do seu amado Filho, Jesus.