HOME       INSTITUCIONAL       FOTOS       VÍDEOS       RELATÓRIOS       CARTÕES      BÍBLIA ON-LINE      RÁDIO MAANAIN




 

 
 
004 - Os três objetivos da profecia I Co 14
 

EDIFICAÇÃO

A profecia edifica quando ela se cumpre, quando aquilo que o Senhor falou vem a ocorrer, vem a se cumprir. A igreja é edificada quando as pessoas são identificadas através das profecias do culto profético.

1 – Abraão: A promessa do filho: se cumpriu aos 100 anos. “Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência” (Gn. 15:5).

2 – Elias: A caverna. Uma voz mansa e delicada. “E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?” (1 Re. 19:13).

3 – Josué: Esforço e bom ânimo. “Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel” (Js. 1:2).

EXORTAÇÃO

A profecia exorta quando o Senhor fala antecipadamente para advertência. Exortar é corrigir ensinando e aconselhando. A exortação é sempre uma palavra para o bem, vem sempre na forma de um aviso antecipado, visando corrigir um desvio.

1 – Davi e o profeta Natã: “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás” (2 Sm. 12:13).

2 – Mardoqueu e Ester:  “Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? (Et. 4:14).

3 - Ezequias e a sentença de morte: “Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás” (Is. 38:1).

CONSOLAÇÃO

A profecia consola, quando o Senhor fala de uma promessa. Consolar é aliviar, amenizar uma aflição. Fomos consolados pela profecia da morte do cordeiro. Deus poupou a nossa dor quando proveu o substituto para morrer no nosso lugar.

1 – Ananias e Saulo de Tarso: “E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo” (At. 9:17).

2 – Paulo e o naufrágio: “Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas, importa que seja apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo” (At. 27:23-24).

3 - João exilado na ilha de Patmos: “Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer” (Ap. 4:1).